Esportes

Santos atinge meta por Zé Ivaldo e terá que comprar o zagueiro do Cruzeiro

18/11/2025 Fúlvio Feola
Raul Baretta / Santos FC

O zagueiro Zé Ivaldo, atualmente emprestado pelo Cruzeiro ao Santos, não retornará a Belo Horizonte em 2026, uma vez que o clube paulista exercerá a opção de compra.

O defensor cumpriu as metas estipuladas no contrato de cessão, o que obriga o Santos a efetivar a contratação em definitivo.

A negociação envolvendo Zé Ivaldo, Santos e Cruzeiro teve início no começo deste ano, quando o Cruzeiro cedeu o jogador ao Santos. De acordo com o acordo, se o defensor atuasse em pelo menos 60% das partidas em que estivesse à disposição da comissão técnica, o clube da Vila Belmiro seria obrigado a comprá-lo.

A utilização do defensor não agradou aos dirigentes do Peixe, que não gostariam de contar com o atleta em definitivo. Porém, Vojvoda quis contar com Zé Ivaldo, tendo o atleta como titular nas partidas recentes.

Desconsiderando os jogos em que ficou afastado devido a suspensões, Zé Ivaldo já atingiu o percentual necessário para completar a meta. Até o final da temporada, o Santos terá realizado 51 jogos. O atleta, que tem sido utilizado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, já participou de 34 partidas, marcou dois gols e não deu nenhuma assistência, e deve aumentar esses números na reta final do Campeonato Brasileiro.

Para concretizar a aquisição, o Santos terá que desembolsar 1 milhão de dólares (aproximadamente R$ 5,31 milhões na cotação atual) para assinar o contrato em definitivo com o jogador.