Metrópole

Mutirão contra o Aedes aegypti retorna ao Marapé

10/11/2025 Da Redação
Divulgação/PMS

Ação faz parte das estratégias da Prefeitura de Santos para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Prefeitura de Santos realiza, nesta quinta-feira (13), a segunda parte do 38º Mutirão de Combate ao Aedes aegypti no bairro Marapé, a partir das 9h. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, faz parte das estratégias permanentes de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante o mutirão, agentes de combate a endemias percorrerão o perímetro formado pelas avenidas Pinheiro Machado e Nilo Peçanha, além das ruas Joaquim Távora e Carvalho de Mendonça. A empresa Terra Santos vai auxiliar na retirada de materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

A programação semanal também inclui a formação de brigadas municipais contra o Aedes em escolas da cidade e ações educativas em policlínicas.

De acordo com a Prefeitura, 37 mutirões já foram realizados em 2025, resultando na eliminação de 1.782 focos com larvas. Santos contabiliza 4.556 casos de dengue, com cinco óbitos, e 391 casos de chikungunya neste ano.

A vacinação contra a dengue continua disponível para crianças e jovens de 10 a 14 anos, nas policlínicas do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.