
Iniciativa oferece microchipagem gratuita e orientações sobre saúde animal; ação também promove conscientização contra o Aedes aegypti
O Projeto ‘Pet PG Chip’, que oferece microchipagem gratuita, cadastro de animais domésticos e orientações sobre saúde animal, estará no sábado na feira livre que acontece no Bairro Mirim. O trailer permanecerá, das 8h às 14h, estacionado no Espaço Piaçabuçú, localizado na Rua Astenário Genário, entre o Paço Municipal e o Terminal Tatico. No mesmo dia ocorrerá na feira livre uma ação de conscientização para o combate às arboviroses (saiba mais abaixo).
A microchipagem é feita pela veterinária da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, enquanto a equipe administrativa faz o cadastro dos bichinhos no sistema nacional de animais domésticos Sinpatinhas (https://sinpatinhas.mma.gov.br). Para ter acesso à microchipagem para o seu pet e também obter a efetivação do cadastro no Sinpatinhas, o munícipe deve apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência.
O pet sai do atendimento não só com o chip, mas também com o registro no sistema, a tag com o código em uma medalha de identificação e também um documento com seus dados. Durante os atendimentos, também são esclarecidas dúvidas do público sobre saúde animal e os serviços oferecidos pelo Munícipio.
“A microchipagem é colocada com uma seringa semelhante a uma vacina, o microchip é aplicado na região dorsal por meio de uma agulha um pouco mais grossa que a da vacina. Para realizar a microchipagem é preciso trazer o cão em uma guia e o gato em uma caixa de transporte”, orienta a médica veterinária da Sesap, Maíra Freitas Marques Rocha.
Um dos benefícios da microchipagem e do cadastro é a localização dos tutores em caso de perda, roubo ou maus-tratos. Além disso, permite também que o poder público conheça e quantifique os animais existentes no Município, saiba como eles estão distribuídos no território, quantos estão castrados e vacinados. Tudo isso pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas para o bem-estar dos pets praia-grandenses.
Próximas datas – Confira a agenda completa do Pet PG Chip até dezembro:
16/11 – Espaço de Eventos – Caiçara
18/11 – Espaço de Eventos – Antártica
27/11 – Espaço de Eventos – Samambaia
29/11 – Ação Cidadania – local a definir
06/12 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão



Deixe um comentário