Metrópole

Ilhabela aprova volta da cobrança de taxa ambiental para turistas

17/09/2025 Da Redação
Divulgação/Prefeitura de Ilhabela

Carros de passeio terão de desembolsar R$ 48 para aproveitar a ilha, a partir de dezembro deste ano

A Câmara Municipal de Ilhabela, litoral norte de SP, aprovou por unanimidade na noite da última terça-feira (16), o Projeto de Lei do Executivo que retoma a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA). A medida, que entrará em vigor a partir de dezembro, prevê arrecadação estimada em cerca de R$ 45 milhões por ano, recursos que serão aplicados “exclusivamente em ações de limpeza urbana, educação ambiental, conservação de áreas naturais e infraestrutura de preservação”, garantiu a prefeitura.

O sistema de cobrança vai adotar o modelo de fluxo livre (“free flow”), sem necessidade de cabines físicas, com leitura de placas e pagamento eletrônico. Os valores definidos variam conforme o porte do veículo: R$ 10 para motocicletas, R$ 48 para carros de passeio, R$ 70 para vans e caminhões, R$ 100 para micro-ônibus e R$ 140 para ônibus. O local é bastante procurado por moradores da Baixada Santista e Capital.

Veículos registrados em Ilhabela e São Sebastião estarão isentos da taxa. A Prefeitura garantiu que prestará contas trimestralmente à Câmara Municipal para assegurar transparência na aplicação dos recursos.

A TPA havia sido criada em 2007, mas estava suspensa desde 2020, em razão da pandemia. “Sua retomada representa um avanço importante para conciliar turismo, sustentabilidade e qualidade de vida da população”, disse a prefeitura.