
Trezentos convidados vão disputar amanhã cedo uma competição que tem muita história na nossa região. O São Paulo Open de Biathlon volta a ser disputado após marcar época nas cidades de São Vicente e Santos.
Criado pelo esportista Núbio de Almeida, que foi o grande responsável por tornar as praias locais como referências de triatlo no Brasil. Núbio idealizou a disputa de biatlo, com provas de natação e corrida, com uma preocupação, em 1993. “Na época, eu percebi que precisávamos criar uma nova geração de triatletas para o Brasil. E deu certo, porque sugiram nomes promissores como Paulo Miyasiro, Fred Monteiro, Marcus Fernandes e Fernandinha Garcia. Eles mostraram muito talento e se transformaram em grandes atletas”.
As primeiras provas começaram na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, e depois foram realizadas nas proximidades do Aquário Municipal de Santos, na Ponta da Praia. Agora, o SP Open retorna em novo local. Núblo explica: “Nós escolhemos a Praia da Aparecida, porque é o mesmo local onde nós organizamos o Troféu Brasil. O motivo é simples. Assim, os meninos e os participantes vão competir no mesmo espaço que os pais disputam as provas de adultos”.
Experiente, com ampla visão de eventos, Núbio pensa em tudo. Se em 1993 ele procurou criar uma nova geração de triatletas, agora ele relança a prova para inovar, como sempre, mas para unir as famílias. “Vai ser a vez de pais e mães acompanharem seus filhos e curtirem um domingo diferente”. Detalhe, grandes campeões deste esporte vão levar os filhos para competir amanhã.
As largadas acontecem a partir das 7 horas, para crianças de 8 a 11 anos, que vão nadar 100 metros e correr 1 quilômetro. Já a partir de 12 anos, o percurso vai ter 750 metros de natação e 5 km de corrida. Os competidores vão largar às 7h30m, com intervalos de 3 minutos entre as categorias. A prova vai ser feita, in memoriam, em homenagem ao empresário Marcos Diniz. A competição terá o apoio do Jornal da Orla.


Deixe um comentário