
A multicampeã Beth Gomes foi escolhida pelo prefeito Rogério Santos para representar os atletas e a população santista
A prefeitura de Santos anunciou o inédito Plano Municipal de Esportes nesta segunda-feira (18), contando com a presença do prefeito Rogério Santos, do secretário de esportes, Rogério Sampaio, do presidente da câmara Adilson Júnior, da bancada parlamentar dos esportes, além de atletas como a multicampeã Beth Gomes e o eterno ídolo do Santos, Clodoaldo.
O plano, elaborado por um grupo de trabalho, contém dez diretrizes (veja abaixo) e, segundo o secretário Rogério Sampaio, vai beneficiar toda a população de Santos. “Este plano é extremamente importante porque ele faz um diagnóstico do esporte da cidade e estabelece metas e ações para serem alcançadas pelos próximos dez ou quinze anos para que a gente possa manter o desenvolvimento de novos atletas”, disse. “A população inteira é impactada por este plano, não só os atletas, porque o esporte continua melhorando a qualidade de vida do santista. Nós temos o entendimento de que o esporte traz benefícios tanto dentro como fora das ‘quadras’”, completou.
Já o prefeito Rogério Santos relembrou que este plano é inédito na cidade e mantém Santos no seu lugar de referência no esporte. “Esse plano era necessário. Agora ele segue para a câmara, a casa do povo, para ser aprimorado. Santos, não tenho dúvidas, é uma das cidades mais esportistas do Brasil e isso nos dá muito orgulho. O esporte envolve todos os cidadãos, os atletas, os familiares… Todos têm uma história com o esporte. Com esse plano, esperamos que, como santistas, possamos criar momentos que nos emocionem”.
O Plano Municipal de Esportes coloca Santos à frente em uma corrida pela melhora da realidade esportiva no país. Rogério Santos acredita que esta medida é essencial para criar novos atletas vitoriosos. “Um dos momentos mais emocionantes do esporte santista foi a vitória do Rogério (Sampaio) nas olimpíadas. Eu lembro exatamente deste dia, pude assistir à vitória ao lado do meu pai. Tenho a esperança de que esse plano seja um passo a mais pela união do país, do estado e da cidade. Quando falamos de esporte, falamos de passado, presente e futuro”, finalizou.
Além dele, o Diretor-Presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Frederico Luiz Monteiro, também destacou que o plano beneficiará todos os níveis do esporte, desde as modalidades educativas até as de alto rendimento. “Estamos muito felizes com essa entrega porque, na verdade, firma um compromisso da nossa cidade com o esporte”.
Juntamente, o diretor técnico da Fupes, o ex-jogador Narciso dos Santos, avaliou como positiva a iniciativa, pois, em sua visão, promove uma cadeia de ideias inovadoras. “É sensacional. O prefeito deu apoio para podermos ter total liberdade de realizar o plano. Tivemos muitos profissionais dedicados a elaborar isso para que a gente possa ter, não só em Santos, mas no Brasil todo, o fortalecimento nos nossos atletas. Queremos ouvir os atletas atuais, os futuros e os ex-atletas, para criarmos novos nomes vitoriosos”.
Presente no evento, o campeão paralímpico Nathan Torquato se disse orgulhoso de poder fazer parte deste importante avanço no esporte santista. “O sentimento é de orgulho. Tenho certeza de que isso vai ajudar Santos a colher frutos maravilhosos e criar novos atletas olímpicos e paralímpicos”.
Veja as dez diretrizes do Plano Municipal de Esportes
DIRETRIZ 1 – PRÁTICAS CORPORAIS
São aplicadas na forma de jogos, danças, ginástica, esportes, artes marciais, acrobacias, políticas de aventura, por inclusão e brincadeiras populares. Busca oferecer e ampliar as atividades para diferentes faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida ou necessidades especiais.
DIRETRIZ 2 – DESPORTO DE PARTICIPAÇÃO
É o esporte praticado livremente, sem regras oficiais, que pode ser praticado em qualquer espaço adequado. A meta é integrar as atividades físicas na rotina de jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos, a fim de promover hábitos saudáveis que contribuam com a qualidade de vida.
DIRETRIZ 3 – DESPORTO EDUCACIONAL
Esporte praticado em todos os níveis de educação, da básica ao ensino superior, busca assegurar o acesso à prática de exercícios e atividades físicas, com parcerias com as escolas municipais e realização de festivais esportivos para descoberta de novos talentos.
DIRETRIZ 4 – DESPORTO DE FORMAÇÃO
É o fomento e a iniciação, quando desenvolvem suas habilidades e conhecimentos para evoluir no esporte. Busca garantir acesso às escolas de esportes públicas, identificar novos espaços públicos e privados, parcerias com entidades, intercâmbio entre escolas e clínicas para alunos e professores.
DIRETRIZ 5 – DESPORTO DE RENDIMENTO
Envolve o esporte de alto rendimento e o alto potencial da Cidade. Busca investimento em infraestrutura, formação de técnicos, integração de escolas, centros esportivos e clubes, captação de recursos, participação e sediar grandes eventos esportivos de nível nacional e internacional.
DIRETRIZ 6 – DESPORTO ADAPTADO
Promove inclusão com participação e desenvolvimento de pessoas com deficiência através do esporte, entendendo as potencialidades com abordagens personalizadas, oferta de atividades, infraestrutura e equipamentos acessíveis, capacitação de profissionais e campanhas de incentivo ao movimento de paradesporto.
DIRETRIZ 7 – INFRAESTRUTURA
Ações para novas construções, reformas e manutenção de espaços públicos e privados voltados ao esporte. Incluindo universidades, vilas criativas, sociedades de melhoramentos, criando comissão específica, mapeando e regulamentando a utilização dos locais.
DIRETRIZ 8 – RECURSOS HUMANOS
Compreende ações para contratação, capacitação e atualização dos profissionais que atuam no esporte, com cursos, ações de reconhecimento e valorização, criação de plano de carreira e ampliação dos canais internos de comunicação
DIRETRIZ 9 – FINANCIAMENTO
Assegurar recursos financeiros adequados e sustentáveis para a implementação e manutenção dos programas e projetos esportivos, com recursos públicos municipais, estaduais e federais, parcerias público-privadas, patrocínios e leis de incentivo fiscal.
DIRETRIZ 10 – MEMÓRIA ESPORTIVA
Envolve atividades como identificar, resgatar, arquivar, manter, restaurar e divulgar a história e momentos marcantes do esporte santista, ampliando e modernizando espaços como o Museu de Vaney, fomentando a criação de novos espaços e catalogando, informando e digitalizando documentos que retratam a história esportiva da Cidade.


Deixe um comentário