Política

Após recesso, Câmaras da região retomam sessões

04/08/2025 Da Redação
Divulgação/Câmara de PG

Após um mês de recesso, os vereadores retomam as atividades legislativas. Hoje, haverá sessão ordinária nas câmaras de Itanhaém e Mongaguá. Amanhã, os par­lamentares de Bertioga, San­tos, Cubatão, Praia Grande e Guarujá se reúnem. Em Pe­ruíbe, as plenárias aconte­cem às quartas-feiras; em São Vicente, às quintas.

No parlamento santista, a modernização do Códi­go de Posturas é apontada como um dos destaques da pauta no segundo se­mestre, lembrando que o assunto foi colocado para consulta pública. Outro tema importante é a alte­ração de uso da Zona Es­pecial de Interesse Social (ZEIS) 2-33 – Vila Mathias, que será tema de audiência pública na quarta (6).

Mas hoje já tem au­diência na Câmara santista. Convocado pela vereadora Débora Camilo (PSOL), o en­contro debate ´Violência po­licial na periferia`, às 19h.

Em Peruíbe, o presiden­te do Legislativo, Adílson da Táxi Van (PSB), destaca que um tema previsto para o segundo semestre é a rea­lização de concurso públi­co para preenchimento de cargos. De acordo com ele, há “defasagem de servido­res” na Câmara. “A partici­pação popular também é um desafio e quero garantir que a população participe ativamente das discussões importantes para o muni­cípio”, diz.

A Câmara de Cubatão re­torna com uma novidade: as sessões ordinárias agora co­meçam às 14h, e não mais às 16h. O trabalho legislativo pode ser acompanhado ao vivo pela internet, nas redes sociais da TV Câmara Cuba­tão. Quem mora na cidade, pelo canal aberto 48.2.

AUDIÊNCIAS EM SANTOS

Depois das 33 audiên­cias públicas realizadas no primeiro semestre, a Câ­mara Municipal de Santos já tem programados outros sete encontros para agosto.

Os temas em debate são: Violência policial na periferia (hoje), Altera­ção de uso na ZEIS 2-33 – Vila Mathias (6), Quebrada em Cena: desafios da cultu­ra periférica (11), Saúde na Zona Noroeste (13), Direi­tos humanos e conselhos de direitos (18), CEV Feirart (25) e Brasileiros residen­tes na Palestina presos por Israel (29). Os encontros acontecem às 19h.

De acordo com balanço divulgado pela Assessoria de Imprensa, a Câmara de Santos terminou o primei­ro semestre de 2025 com 249 projetos de lei apresenta­dos, 26 projetos de lei com­plementar e oito projetos de emenda à Lei Orgânica.

A Casa ainda registrou a apresentação de seis proje­tos de resolução e 34 proje­tos de decreto legislativo.