Metrópole

De prontidão para o que der e vier: é Dia do Bombeiro

02/07/2025 Luiz Plácido
Divulgação/SSP

Combater incêndios em áreas urbanas, florestais e industriais, além de prevenção e análise de riscos, resgate de pessoas em situações de perigo, como acidentes com veículos, afogamentos, desabamentos e áreas de difícil acesso, prestação de socorro e estabilização de vítimas em emergências médicas, incluindo suporte básico de vida e transporte para hospitais, vistorias em edificações, análise de projetos de segurança contra incêndio e atividades educativas para a população, resgate de pessoas e bens em situações de enchentes, deslizamentos e outras ocorrências, elaboração de laudos, fiscalização de projetos e atividades relacionadas à segurança e resgate de animais em perigo, são algumas das atribuições destinadas aos bombeiros militares que celebram o seu dia neste 2 de julho.

Além de todas essas atividades, os bombeiros militares também desempenham um papel importante na conscientização da sociedade sobre práticas preventivas, promovendo campanhas educativas e palestras em escolas, comunidades e empresas. Seu trabalho vai além da atuação em emergências, abrangendo a construção de uma cultura de segurança e prevenção de desastres, reafirmando diariamente o compromisso com a preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Em comemoração à data especial, o Corpo de Bombeiros fará uma campanha educativa sobre o número 193 em vários pontos da região, com premiação para um concurso voltado ao tema. Está prevista também a visitação de crianças de escolas municipais a quartéis das cidades.

Em Santos, no dia 5 de julho, às 10h, na sede do 6º Grupamento de Bombeiros (Av. Conselheiro Nébias, 184, Santos), acontecerá uma apresentação da campanha SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, com premiações escolares e exposição de estandes.

O Grupamento, que atende a Baixada Santista, contabiliza mais de 300 profissionais entre homens e mulheres na região.

Em 20 de fevereiro de 1890, na Sessão do Conselho de Intendentes (Câmara Municipal), era criado o “Corpo de Bombeiros de Santos”, cuja missão era a de “servir à cidade”. O grupamento era composto por apenas dez bombeiros, liderados pelo Chefe José de Souza Ramos. Em 1947, o Corpo de Bombeiros Municipal foi incorporado à Força Pública do Estado de São Paulo, tornando-se uma Organização Militar. Em 1969, o Corpo de Bombeiros foi novamente incorporado, desta vez à Polícia Militar do Estado de São Paulo, e em 1975, passou a ser denominado de 6º Grupamento de Incêndio. Depois de diversas transformações e mudanças de denominação, foi em 1999 que, finalmente, passou a denominar-se 6º Grupamento de Bombeiros.