Política

Emoção marca homenagens a Celeste e Grupo Mendes

16/06/2025 Marco Santana
Fernando Yokota/Jornal da Orla

Em solenidade muito concorrida na noite de sexta-feira (13), Maria Celeste Mendes recebeu a medalha Braz Cubas. Viúva do empresário Armênio Mendes, ela agradeceu a homenagem e fez uma retrospectiva da trajetória vitoriosa do marido, que se destacou pela ousadia e espírito empreendedor.

Na cerimônia, realizada no auditório Oswaldo De Rosis, também foi entregue uma placa comemorativa pelos 50 anos do Grupo Mendes.

O plenário e galerias da sede do Legislativo santista estavam lotados: prefeitos, deputados, vereadores, empresários, presidentes de entidades, amigos e familiares prestigiaram o evento.

Convidados também acompanharam o evento em outro espaço da Câmara, o auditório Zeny de Sá Goulart.

“Não entregamos essa medalha apenas à esposa de um dos maiores empreendedores da história, mas à mulher que caminhou lado a lado de Armênio Mendes desde os seus primeiros passos, nos dias mais difíceis, nas decisões mais ousadas, nos momentos mais marcantes de uma vida que inspirou e transformou a nossa cidade. Não foi apenas esposa, foi companheira de jornada, guardiã de princípios, pilar de uma família que hoje representa, com honra a competência, um dos maiores grupos empresariais do Litoral Paulista”, disse o vereador Sérgio Santana (PL), propositor das homenagens.

No evento, a deputada federal Rosana Valle (PL) entregou uma placa de Moção da Câmara Federal, em homenagem ao Grupo Mendes, e a deputada estadual Solange Freitas (União) concedeu uma placa de Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa aos 50 anos do Grupo Mendes.

Solidez
Ao entregar a placa comemorativa pelos 50 anos do Grupo Mendes, Sérgio Santana ressaltou a solidez da empresa. “A segunda geração segue firme no comando com o mesmo espírito que guiava o seu pai, o espírito de ousadia com responsabilidade, renovação com raízes, futuro com valores. A continuidade do grupo é a prova viva de que é possível conjugar tradição e modernidade, família e governança”, disse.

Vencedor
Com simpatia, simplicidade e serenidade, Celeste agradeceu a homenagem e lembrou a saga do marido, desde os períodos iniciais com muita dificuldade, até os grandes empreendimentos que marcaram a história da cidade.
“Ele veio para vencer. É uma história muito bonita. Ele preparou muito bem os filhos, conversava muito. Cobrava muito deles. Hoje, meus filhos me dão muito orgulho”, disse.

Caminhos
O presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes, ressaltou o orgulho da trajetória empresarial e o exemplo paterno. “A gente se orgulha das conquistas, mas mais ainda da maneira como foram conquistadas. Toda vez que a gente se deparava como uma bifurcação, onde de um lado tinha um caminho certo e, do outro lado, tinha um caminho mais fácil, a gente sempre tomava a decisão de ir pelo caminho certo, por mais difícil e mais longo que fosse. A gente tinha certeza de que, para fazer o certo, não tem atalho, por mais sedutor que seja o caminho mais fácil”.
Paulo Mendes também destacou que o grupo empresarial sempre se preocupou em agregar valor ao entorno dos locais onde seus empreendimentos são construídos.
“A gente também sempre acreditou que, melhor do que ficar disputando uma fatia maior, é fazer o bolo crescer”, disse.