Metrópole

Festa de Portugal movimenta Centro Histórico

08/06/2025 Mariana Nerome
Fernando Yokota

A 16ª edição da Festa de Portugal está movimentando o Centro Histórico de Santos neste fim de semana. Neste domingo (08), das 10h às 20h, o evento, que começou neste sábado (7), deve superar os 35 mil visitantes registrados na edição anterior, segundo estimativas da organização. Parte da verba arrecadada será revertida para a Escola Portuguesa, que atende a 120 crianças.

O evento deste ano marca uma novidade: o Consulado Geral de Portugal em São Paulo transferiu as celebrações oficiais do Dia de Portugal para Santos, a cidade mais lusitana do Brasil, concentrando as atividades na festa santista.

“Essa edição já vinha com muita expectativa positiva, visto que, nós tomamos essa proporção enorme. Aqui, no Centro Histórico, vai ser só festa. No palco, nove atrações, os dois palcos estão bem distribuídos, e, claro, teremos muita culinária portuguesa, que é o carro-chefe”, afirmou o presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa, José Augusto do Rosário.

Para o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), hoje o município ser a capital da cultura portuguesa no estado de São Paulo é muito relevante. “Isso traz turismo, simbologia da nossa história, da nossa cultura, desse povo que construiu a cidade de Santos, junto com tantos povos. A cultura portuguesa está muito presente em tantas coisas. E hoje ouvindo as músicas, as danças, as novas gerações, os amigos, toda essa riqueza, é gratificante”.

PROGRAMAÇÃO

Durante este fim de semana, os dois palcos localizados no Largo Marquês de Monte Alegre e nos Arcos do Valongo receberão apresentações de fado, grupos musicais e folclore, sendo que as apresentações têm entrada gratuita.

GASTRONOMIA

A culinária portuguesa é o foco da festa. Vinte barracas estarão distribuídas pelos Arcos do Valongo e no Santuário Santo Antônio do Valongo, com espaços cobertos e mesas para os visitantes.

O cardápio inclui bolinho de bacalhau, arroz de Braga, caldo verde, bifanas, espetadas madeirenses, doces conventuais e muito mais. Este ano, organizadores encomendaram 20 mil pastéis de nata para o evento.

“Nós vamos ter bacalhau de todo tipo, sardinha portuguesa, sardinha escabeche. O que mais procuram são os doces portugueses, sem dúvidas”, disse Rosário.

Cristiane Silva, de 50 anos, moradora de Santos, conta que trabalha como voluntária na festa vendendo pastéis. “Minha expectativa é que tenhamos boas vendas e que todos se divirtam”, disse a doméstica, que participou da edição anterior.

OBJETIVO

A festa, organizada pela Escola Portuguesa, é uma instituição que atende 120 crianças de três a seis anos. Parte da renda da festa é destinada à manutenção da instituição. “Lá, nós disponibilizamos educação, alimentação e uniforme. É por isso que nós trabalhamos e nos dedicamos”, explicou José Augusto.

A escola mantém-se com contribuições de padrinhos da comunidade portuguesa, subvenção da Prefeitura de Santos (60%) e eventos como a Festa de Portugal.