Carnaval

De alma lavada, Cacá Teixeira celebra título da X-9

27/02/2025 Marco Santana
De alma lavada, Cacá Teixeira celebra título da X-9 | Jornal da Orla

Presidente de honra da X-9, escola de samba campeã do Carnaval santista, o vereador Cacá Teixeira (PSDB) dedicou o título a duas sambista da Velha Guarda falecidas recentemente, Sandra e Ruth. “De onde estiverem, olhem por nós e celebrem esse campeonato da nossa escola. A chuva veio lavar a alma, fizemos um desfile digno desse título”, diz Cacá.

…mas de olho
Mesmo sendo líder do governo, Cacá não deixa de fiscalizar os atos do Poder Executivo, apontando problemas no trânsito, como o da rua Joaquim Távora e o cruzamento das ruas Nabuco de Araújo e Oswaldo Cochrane.

Proposta aos servidores de SV
Os servidores municipais de São Vicente realizam uma assembleia na sexta-feira, às 19h, para discutir a proposta de reajuste encaminhada pelo prefeito, Kayo Amado. São 17 propostas que, em linhas gerais, indicam um reajuste de 13% para diversas categorias.

Situação periclitante
“É preciso desde já desconstruir a ideia que alguns possuem de que a situação financeira da Prefeitura está boa, diz o ofício enviado ao presidente do sindicato da categoria, Júlio Cezar Jeremias. Em 2024, o resultado financeiro foi muito ruim, em 31 de dezembro tínhamos mais de R$ 275 mulhoies de dívidas com fornecedores. Além disso, a extinção da Codesavi somou R$ 716 milhões às dívidas municipais”.

Parceria monstro
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, se reuniu com o empresário e produtor de TV Konrad Dantas com o objetivo de viabilizar uma parceria para realizar um trabalho social com os jovens. Mais conhecido como Kondzilla, ele é um verdadeiro fenômeno na internet (seu canal o Youtube tem 66 milhões de inscritos e 4,7 milhões de seguidores no Instagram.

Fenômeno social
Kondzilla é o idealizador do instituto que leva o seu nome e promove uma série de atividades com jovens nas periferias de Guarujá. São cursos de capacitação, oficinas e aulas. Apenas como exemplo, o instituto já formou 64 mil mulheres no programa Empreendedoras da Beleza.

Exames mais cedo
A deputada federal Rosana Valle (PL) apresentou projeto de lei para que os exames de diagnóstico câncer de mama sejam feitos a partir dos 40 anos, e não apenas após os 50 anos, no Sistema Único de Saúde (SUS). “A prevenção é importantíssima e, além disso, economiza os recursos do SUS”, argumenta. Atualmente, cerca de 40% dos casos de câncer de mama acontecem nas mulheres entre 40 e 50 anos.

Mais rápidos
Já a deputada estadual Solange Freitas (União) quer mais velocidade na realização dos exames. Segundo ela, seis de cada dez mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil esperam mais de dois meses para iniciar o tratamento, o que contraria a Lei Federal 12.732/12, que garante o direito ao início do tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias após o diagnóstico.