Surf

Surfe santista conquista dobradinha no pódio da Taça Brasil

24/02/2025 Da Redação

Mais uma alegra para o surfe santista no ano de 2025. Enquanto Edgard Groggia encara as ondas do Circuito Mundial (WSL), junto à elite da modalidade no planeta, mais dois atletas da Fundação Pró-Esporte (Fupes) / Associação Santos de Surf começaram a temporada em grande estilo, com dobradinha no alto do pódio. Julia Nicanor (Hawaiian Dreams/Fupes) e Marcos Corrêa foram campeões da Taça Brasil, etapa de abertura da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). A competição aconteceu entre os dias 17 e 23 de fevereiro, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE).

Com ótimos e consistentes desempenho durante a competição, mais do que o prestígio de ganhar a etapa inaugural do circuito, os surfistas da Fupes somaram 10 mil pontos no ranking, o que os coloca em posição privilegiada na corrida pelo acesso ao Dream Tour 2026.

“No ano passado coloquei muita expectativa em mim e isso não foi tão bom, me atrapalhou emocionalmente. Agora, quero aproveitar e viver o presente. Estou bem, me sinto preparada fisicamente e emocionalmente e isso é importante para alcançar meus objetivos”, disse Júlia.

“Sem dúvidas, o Ed (Groggia) é uma grande inspiração para mim, assim como o Marquinhos (Marcos Corrêa). Treinar com ele e acompanhar de perto todo processo até ele chegar ao WSL dá muita motivação. E começar vitoriosa no primeiro campeonato do ano é bom demais. Melhor ainda com meu parceiro de treino. Deus caprichou nessa”, completou a surfista, que encerrou o jejum de dois anos sem títulos profissionais e um 2024 sem estar presente nas finais das competições nacionais.

Marcos Corrêa esbanjou felicidade com o título de peso na estreia da temporada. “Fazia um tempo que eu não chegava a uma final e sabia que esse era o momento. Ano passado, bati na trave e fiquei em terceiro lugar, mas agora comecei o ano com o pé direito. Quero agradecer muito ao meu treinador Pedro Souza e toda a minha equipe. Trabalhamos muito para esse momento”, disse o surfista da Fupes, que volta a disputar a Taça Brasil em abril, com etapa de 5 mil pontos, na Praia do Francês (AL). Em 2023, ele foi o representante brasileiro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

O técnico da equipe de surfe da Fupes e da Associação Santos de Surf , Pedro Souza, destacou o momento especial da modalidade na Cidade. “Acho que o Edgard mostrou que era possível e agora todo mundo chegou, com muita magia, foi vibrante e emocionante”.