Metrópole

Após 48h de temporal, equipes ainda atuam para amenizar estragos

20/02/2025 Da Redação
Divulgação/PMS

Após as fortes chuvas de terça-feira (18), em Santos, a prefeitura colocou nas ruas uma força-tarefa da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) com 500 profissionais que ainda seguem atuando para amenizar os estragos causados pela tempestade.

Os trabalhos envolvem intervenções de limpeza, remoção de vegetais, drenagem urbana e reparos gerais por toda Cidade, além de apoio a vários moradores afetados pelo temporal.

Na região da Zona da Orla e Intermediária, 110 profissionais da Sepref trabalharam em ocorrências nos bairros do José Menino, Gonzaga e Boqueirão. Dentre as principais intervenções, desobstrução de galerias na Praça Washington (José Menino), abertura e revisão de comportas dos canais 1 ao 7, limpeza das calçadas de toda orla, além da remoção de um poste no cruzamento entre as ruas Galeão Carvalhal e Carlos Afonseca (Gonzaga). As ações neste perímetro contaram com apoio de pá escavadeira e retroescavadeira.

Ainda no Gonzaga, uma equipe de hidráulica foi responsável pela retirada de água da base do Samu, na Rua Barão de Paranapiacaba. Já na confluência Osvaldo Cruz x Epitácio Pessoa (Boqueirão), funcionários realizaram apoio a um princípio de incêndio.

Na Zona Noroeste, dez profissionais atenderam duas ocorrências de grande porte ainda durante as primeiras horas da manhã, com auxílio de dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira. Os trabalhos consistiram na retirada de mobílias descartadas na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Rádio Clube, e na desobstrução de calçada na Avenida Engenheiro Manoel Ferramenta Júnior, na Areia Branca, após a queda de muro.

CENTRO E MORROS

O Centro Histórico, por sua vez, contou com apoio de funcionários da Terracom para ações de limpeza na Rua Tiro Naval.

Quarenta e seis funcionários da Prefeitura Regional dos Morros realizaram diversas ações de rescaldo nos morros Caneleira, Marapé, José Menino, Saboó, São Bento e Tetéu. Entre as intervenções concluídas logo pela manhã, retirada de uma árvore na Alameda Professor José Gomes, na Caneleira, e outro vegetal na Rua São Roque, no São Bento.

No morro do Marapé, máquinas e caminhões basculantes auxiliaram pontos de deslizamento nas ruas 1, 2 e 7. Os trabalhos prosseguem nas duas últimas vias até a próxima sexta-feira (21), segundo cronograma de serviços.

Um pequeno deslizamento na Avenida Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, na Nova Cintra, recebeu serviços de reparos ainda na quarta, enquanto uma pedra sobre o muro do nº 412 da Rua Romeu Acceturi, no Marapé, será removida até sexta-feira (21).

Ocorrências no Caminho dos 30 (Saboó), Rua 13 (Santa Maria), Rua 6 (José Menino) e Vale Verde (Santa Maria) aguardam relatório da Defesa Civil. Avaliações e intervenções nestas áreas prosseguem nos próximos dias.

Já os bairros da Área Continental não registraram ocorrências significativas no período.

Dentre as mais de 30 ocorrências atendidas por equipes da Sepref, destaque para uma no Morro da Nova Cintra: a lama tomou conta de uma área de lazer na Avenida Santista, 456. Por residir em frente ao local, a dona de casa Paula Gonçalves solicitou suporte à Sepref, via WhatsApp, nas primeiras horas da manhã de quarta.