Esportes

Lutadora de Santos é vice-campeã brasileira de wrestling

20/02/2025 Da Redação
Divulgação

Lutadora de wrestling que representa Santos, Juliana Neper (Sesi/Fupes/Unip) conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro Interclubes U23, em Niterói (RJ).

A atleta realizou três lutas na competição. Venceu duas e na final acabou empatando, perdendo pelas regras de desempate da modalidade, quando o último ponto acaba valendo mais. Sempre favorita e lutando pelo ouro, Juliana ressaltou a importância da prata no Brasileiro. “Foi a primeira competição deste ano. Estou feliz porque pude notar minha evolução e serve como aprendizagem, aquecimento e preparação para o meu foco, que é o Pan-Americano Sênior”.

O Pan será realizado em maio, no México. A lutadora garantiu vaga para a disputa continental em 2024. “Mesmo estreando neste ano no sub-23, meu foco é no sênior, então é muita empolgação, nervosismo e adrenalina nesta preparação, para conquistar uma medalha e até classificar para o Mundial”, completa.

Vencedora do troféu ‘Melhores do Esporte de 2024’ da Fupes, Juliana teve um ótimo desempenho na última temporada. Uma das principais conquistas foi a medalha de bronze no Brics Games, na Rússia, sendo a única brasileira a subir no pódio na competição. Também foi vice-campeã da 1ª edição do Mundial Universitário de Beach Wrestling (de praia), no Rio de Janeiro.

No início de 2024, Juliana foi vice-campeã da seletiva pré-olímpica para os Jogos de Paris/2024 e bronze no Brasileiro Sênior. Ela foi convocada pela Confederação, indo inclusive à capital francesa, para auxiliar no treinamento de Giullia Penalber, única representante do Brasil nas Olimpíadas.

Ainda faturou: ouro no Circuito Nacional Sul-Sudeste (U20 e Sênior), Campeã Brasileira U20 e Interclubes Sênior, Campeã Sul-americana U20 e bronze no Sênior, Campeã da Copa Internacional Sênior, Campeã Brasileira U23, vice-campeã dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), Campeã do Circuito Nacional Centro-Oeste (U20 e Sênior), bronze no Brasileiro Sênior e prata por equipes e bicampeã dos Jogos Abertos do Interior. Vale lembrar também que Juliana fez história no wrestling brasileiro ao se tornar Campeã Mundial Escolar (Gymnasiade), em 2022, na França.