Saúde

Governo de SP decreta estado de emergência para dengue

19/02/2025 Da Redação
FOTO: Raul Santana/ Reprodução Fiocruz

Em razão do aumento dos casos de dengue, o Governo de São Paulo decretou situação de emergência para a doença em todo o estado nesta quarta-feira (19). O secretário da Saúde, Eleuses Paiva, explicou que a medida é adotada sempre que a taxa de casos confirmados atinge 300 para cada 100 mil habitantes — índice que foi registrado no início de março de 2024.

Com o decreto, os gestores públicos podem destinar recursos de forma mais ágil e sem a necessidade de processos licitatórios. Até o momento, o estado registrou 124.380 casos confirmados de dengue em 2025, o que equivale a uma média de 279 casos por 100 mil habitantes. Além disso, há 81,7 mil casos sendo investigados.

A região noroeste do estado é a mais afetada, com destaque para Araçatuba, onde até borracharias estão sendo fiscalizadas pelos agentes sanitários. São José do Rio Preto, que recebe apoio federal no combate à dengue, também é uma das cidades mais impactadas.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de casos em 2025 está crescendo a uma velocidade maior. As mortes relacionadas à doença já somam 113, com 226 óbitos ainda sob investigação.