Política

SV recua e retira projeto para reduzir desconto no IPTU

07/02/2025Marco Santana
SV recua e retira projeto para reduzir desconto no IPTU | Jornal da Orla

Diante da discordância de vários vereadores, o prefeito Kayo Amado (Pode) decidiu retirar a proposta encaminhada à Câmara para reduzir de 100% para 50% isenções no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)que vigoravam em 1990.

A mudança atingiria quem possui apenas um imóvel, resida nele e atenda uma destas condições: recebe aposentadoria ou pensão de até três salários mínimos (R$ 4.554,00), tem mais de 70 anos e renda máxima de três mínimos, tem deficiência mental e seja interditado judicialmente ou seja acometido de deficiência física que o impeça de trabalhar.

A medida faz parte do esforço para aumentar a arrecadação do município.

A cobrança passaria a valer a partir do ano que vem.

Apesar de ter confortável maioria no Legislativo vicentino, o prefeito percebeu que seria derrotado e recuou.

“Em que pese a adequação estar alinhada às demais cidades da região que ofertam descontos parciais a proposta será rediscutida com a secretaria da Fazenda e a Câmara municipal”, diz a mensagem do prefeito encaminhada ao Legislativo. 