Esportes

Neymar estreia bem, mas Santos não vence o Botafogo-SP no Paulistão

06/02/2025Fúlvio Feola
JOTA ERRE / ESTADÃO

Bons passes, chutes bonitos ao gol, dribles e adversário pegando forte. Foi assim a estreia de Neymar no empate em 1 a 1 contra o Botafogo-SP, nesta quarta, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. A falta de ritmo de jogo pesou, mas o camisa 10 fez bonito durante os 52 minutos em campo. 

Ingressos esgotados, aproximadamente 200 integrantes da imprensa no estádio, três patrocinadores sendo anunciados antes do início da partida contra o Botafogo-SP. Isso foi apenas um aperitivo para a estreia de Neymar em seu retorno ao Santos.

Além do retorno do craque, algumas importantes homenagens aconteceram antes da partida. O atacante Guilherme recebeu uma placa comemorativa em referência ao gol 13 mil da história do Peixe.

O genial curinga Lima também foi homenageado. O ídolo, que faleceu no dia 3 de fevereiro, teve seu nome estampado na camisa do goleiro Gabriel Brazão. 

Como já era esperado, Neymar iniciou a partida no banco de reservas. A partida começou morna, os dois times sem poder de fogo e ameaça. Enfim, aos 18 minutos, Guilherme fez boa jogada e rolou a bola para Rincón, que bateu forte por cima do gol. Foi o primeiro momento de empolgação de Neymar no banco.

O time santista se inflamou. Aos 21 minutos, Soteldo sofreu falta pelo lado esquerdo do ataque do Peixe. Guilherme bateu forte, rasteiro, obrigando o goleiro João Carlos a realizar uma boa defesa. Neymar começou a gostar da partida, mesmo no banco. Principalmente com Guilherme, que proporcionou os lances mais perigosos.

O gol saiu! Aos 33 minutos, Guilherme foi com velocidade na linha de fundo, tentou cruzar e a bola bateu na mão do zagueiro do Bota. VAR acionado. Pênalti marcado. Tiquinho Soares bateu bonito e fez seu primeiro gol pelo Peixe. Neymar comemorou.

Neymar iniciou trabalho de aquecimento ainda na primeira etapa. O Botafogo foi muito perigoso no final da primeira etapa.

Chegou. Aconteceu. Após o intervalo, Neymar entrou no lugar de Gabriel Bontempo. Pituca passou a braçadeira de capitão, enquanto a torcida ovacionou o craque. O jogo mal começou e Neymar tomou uma bolada “lá”. Os adversários não alisaram para o camisa 10. Alisson foi forte em Neymar e levou cartão amarelo. Gabriel Bispo também pegou pesado.

Neymar ainda está pegando ritmo de jogo, mas deu dribles, bons passes e arremates perigosos ao gol. Ele é diferenciado. Mas, aos 21 minutos, Alexandre Jesus marcou de cabeça e empatou. A comemoração foi imitando Neymar. Provocação.

Wallison foi expulso aos 25 do segundo tempo. Peixe com um a mais. Jogo muito movimentado. Os dois times estavam perigosos em campo. Neymar sentiu um pouco de cansaço, mas continuou dando bons passes. O camisa 10 puxou a marcação e Guilherme assustou o adversário. Fim de jogo. Empate na estreia do ídolo