Esportes

Neymar realiza primeiro treino após retornar ao Santos

03/02/2025Fúlvio Feola
Raul Baretta / Santos FC

O atacante Neymar realizou nesta segunda-feira (3) seu primeiro treino com o elenco do Santos, no CT Rei Pelé. O craque chegou ao centro de treinamentos de helicóptero por volta das 8h15. O trabalho com os companheiros e comissão técnica teve início às 9h30.

O helicóptero utilizado pelo camisa 10 é particular, do modelo Airbus H145, com capacidade para transportar até 10 pessoas, incluindo o piloto. 

Os atletas que atuaram como titulares na vitória contra o São Paulo por 3 a 1, no último sábado (1), na Vila Belmiro, fizeram trabalho regenerativo na academia do CT, com uma atividade mais leve no campo.

Neymar chegou exibindo bom físico e participou de treinamento físico, técnico e tático, junto aos jogadores que não foram titulares no clássico. A comissão técnica já pôde tirar suas primeiras conclusões sobre o condicionamento do craque santista. Pedro Caixinha já confirmou a estreia de Neymar contra o Botafogo-SP, na quarta-feira (5), às 21h35, na Vila Belmiro, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista.

O craque do Peixe superou as expectativas dos preparadores físicos e fisiologistas do clube. Sem atuar desde 4 de novembro de 2024, quando jogou apenas 30 minutos pelo Al-Hilal diante do Esteghlal, pela Champions da Ásia. Antes disso, Neymar já tinha ficado sem atuar durante meses, em decorrência de uma grave lesão.

Quem comandou o trabalho nesta segunda (3) foi o auxiliar técnico Pedro Malta. Dois motivos colocaram Pedro na organização do treinamento. Caixinha foi expulso contra o São Paulo antes dos 10 minutos de jogo, com Malta assumindo a equipe, e também o treinador português passou por uma cirurgia oftalmológica no último domingo e segue se recuperando.

O trabalho foi fechado à imprensa, mas isso não quer dizer que os jornalistas não puderam ver alguns lances de Neymar no treinamento. O dono da camisa 10 fez gol, correu com muita velocidade e deu trabalho para os companheiros durante o tático. 

Imagens de vídeos de moradores das redondezas do CT Rei Pelé vazaram nas redes sociais. Além disso, algumas crianças, como já é habitual, subiram nas árvores na parte de fora do CT e assistiram ao treinamento.

Neymar ainda tem mais um treino com os companheiros para mostrar quanto tempo deve suportar em campo na partida diante do Botafogo-SP. A princípio, ele deve atuar por 30 minutos. O treinamento será nesta terça-feira (4), com o time se apresentando no CT Rei Pelé às 15h30, mas com início previsto para às 17 horas. Este último trabalho deve determinar quem Pedro Malta vai colocar em campo na estreia do craque.

 

Ausências e dúvidas 

O meia Thaciano se recupera de uma lesão na região muscular da posterior da coxa esquerda e voltou a treinar com o elenco nesta segunda-feira (3). Jogador ainda será avaliado pela comissão técnica e departamento médico.

O lateral-esquerdo Gonzalo Escobar segue tratando o edema muscular na coxa esquerda realizando fisioterapia no CEPRAF e continua desfalcando o Peixe. 

Soteldo é dúvida para o jogo contra o Botafogo. Ele saiu na partida contra o São Paulo em decorrência de uma pancada sofrida no tornozelo esquerdo. O atacante segue sendo avaliado diariamente pelo departamento médico do Alvinegro Praiano. 

O Santos não contará com o zagueiro Zé Ivaldo no duelo de quarta. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 1 diante do São Paulo e desfalca o time no dia da estreia de Neymar.

Já foi divulgado pela assessoria de imprensa do Santos a agenda de treinamentos do time após o jogo diante do Botafogo. Na quinta-feira, o elenco folga. No dia seguinte, o elenco trabalha no campo do CT Rei Pelé, às 9h30. Os jogadores trabalham no sábado novamente às 9h30, almoçam no centro de treinamentos e viajam para São José do Rio Preto. 

No domingo (9), o time santista encara o Novorizontino, às 16 horas, em Novo Horizonte, em jogo válido pela oitava rodada do Paulistão.