O Festival Oceano-Porto Cidade, realizado no último sábado (1º) na sede da Autoridade Portuária (APS), celebrou de forma antecipada os 133 anos do Porto de Santos. O evento, gratuito e aberto ao público, combinou música, arte, educação ambiental e muita diversão para toda a família. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a sustentabilidade, o festival esteve alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando a importância da conexão entre o Porto e o crescimento econômico da cidade. O espaço ao ar livre contou com barracas de produtos feitos com materiais reciclados e atividades educativas que abordaram questões ambientais e sociais.
A programação começou com a divertida apresentação da Cia Teatral UsFulano, formada pelos atores Nilton Marques e Sandro Gattone, que atuam há mais de 10 anos na cena teatral paulistana. Em seguida, o público se encantou com a exibição do Canil da Guarda Portuária, com cães treinados para detectar entorpecentes, explosivos e atuar no policiamento preventivo.
O público infantil também teve vez, com a oficina de pintura Huber, que transformou os pequenos em guardiões da vida marinha, seguida pela apresentação da Sereia Cantora e do Homem Sonoro. Uma oficina de compostagem, promovida pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista, ensinou como transformar resíduos orgânicos, como restos de alimentos e poda, em adubo.
A música esteve presente na programação, com apresentações das bandas Querô, do Instituto Arte no Dique, Arquivo Nacional e Music Box, fechando com o show de Diego Alencikas, que garantiu a animação do público. O festival ainda ofereceu atividades interativas, como uma prancha de surfe mecânica e brinquedos sustentáveis do Projeto Ecobrincar para a criançada.
PARCERIA
“Eu sempre digo que a relação entre o Porto e a Cidade, um dos pilares da gestão portuária, nunca esteve tão próxima. Tudo isso graças ao trabalho dedicado de todos, especialmente de quem tem feito o setor crescer. A grande festa de hoje mostra o quanto é importante integrar a população a essa estrutura histórica”, afirmou o prefeito Rogério Santos durante a cerimônia.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, falou da importância das parcerias no desenvolvimento do Porto. “Quero destacar a dedicação de todos os presentes e nossa integração com a Prefeitura. A infraestrutura que temos hoje é fruto do esforço conjunto, principalmente da comunidade portuária e dos municípios envolvidos, com destaque para Santos.”
MUSEU DO PORTO
A reabertura do Museu do Porto de Santos e das visitas guiadas também fizeram parte da programação, recebendo visitantes para conhecer seu acervo de aproximadamente dois mil itens, incluindo documentos, fotografias e instrumentos náuticos.
O complexo cultural, sob gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), estava em obras desde 23 de dezembro, período em que foi feito o restauro completo do piso dos prédios históricos e a revitalização da pintura do acervo externo.
O museu oferece passeios monitorados por trabalhadores que ajudaram a construir a história do Porto, com até 45 anos de serviços prestados, principalmente na amarração de embarcações e outras áreas essenciais para a operação portuária.
REALIZAÇÃO
O Festival Oceano é promovido pelo Instituto Lixo Zero Baixada Santista, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS) e apoio da Prefeitura Municipal.
“Além de celebrar o aniversário do Porto, o maior da América Latina, trouxemos também a conscientização ambiental, com a importância do descarte correto de lixo, da reciclagem e de todas as ações necessárias para reduzir os impactos ambientais que nós mesmos causamos”, explicou a coordenadora do evento e diretora do Instituto, Paula Romana.
HISTÓRIA
As comemorações antecedem o aniversário oficial do Porto de Santos, celebrado em 2 de fevereiro. Embora as atividades portuárias na Cidade remontem ao século 16, a data é significativa por marcar a inauguração do Porto organizado, em 1892. Esse marco celebra a chegada do navio inglês Nasmyth, o primeiro a utilizar os 260 metros de cais disponíveis na época. Atualmente, o maior porto do Brasil possui 16 km de cais ao longo dos 30 km do canal.
Deixe um comentário