Esportes

Um novo desafio para Rogério Sampaio

26/01/2025Da Redação
BUDOBRESS/Federação Paulista de Judô

Rogério Sampaio, medalhista de ouro na Olimpíada de 1992, em Barcelona, é um orgulho da cidade de Santos. O nosso campeão olímpico também virou referência como gestor esportivo. Ele foi chefe da missão brasileira nos Jogos de Tóquio, em 2021, e Paris 2024, e nos últimos sete anos foi diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil.

Agora aceitou um novo desafio: voltar para casa para assumir a Semes, Secretaria municipal de esportes. “Meu período no Comitê Olímpico do Brasil se encerrou no dia 15 de janeiro, depois de quase sete anos de dedicação, de muito esforço e de muitos objetivos alcançados. Saí com o sentimento de missão cumprida”.

Ele gostou da oportunidade de retornar. “Eu fiquei extremamente feliz com o convite do prefeito Rogério Santos para que eu pudesse retornar a Santos e assumir o novo desafio, que é a Secretaria de Esportes”. Rogério conhece bem o esporte, porque começou muito cedo como atleta e viveu as várias etapas de uma carreira vitoriosa.

“O esporte da cidade sempre foi reconhecido pela sua excelência, pelo grande número de pessoas de destaque em diversas modalidades. Então, entendo que é uma grande honra mas, ao mesmo tempo, um grande desafio. E eu sempre gostei disso”.

O novo secretário assumiu há duas semanas e está conhecendo a secretaria: “Estou no início de um diagnóstico dentro da Semes.”Já deu para identificar alguns pontos positivos, outros que a gente precisa avançar, melhorar. Os eventos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes já são reconhecidos pela comunidade. O Circuito Santista de Pedestrianismo, de águas Abertas, entre tantos outros eventos”.

As atividades esportivas oferecidas nos centros esportivos também têm boa qualidade. “Lógico, a gente sempre tem o que melhorar, sempre tem o objetivo de aumentar o número de pessoas que praticam esporte. Aliás, um dos grandes objetivos da secretaria é levar atividade física e saúde à população, a maior parte da população. Precisamos avançar na manutenção dos nossos centros esportivos, mas principalmente, como solicitou o prefeito, que o esporte possa trabalhar em conjunto com outras secretarias”.

Sampaio defende a implantação de um plano municipal de esporte. “É um projeto de integração com várias secretarias: “Unir esporte, educação e saúde permite ganhar mais força junto à sociedade. Então, esse é um dos grandes objetivos que nós temos ao longo desses quatro anos.” Os planos são muitos, mas não duvide desse virginiano determinado que sempre derrubou os adversários e conquistou a glória.