Saúde

Instituto começa a produzir doses de vacina contra a dengue

22/01/2025
Instituto começa a produzir doses de vacina contra a dengue | Jornal da Orla

O Instituto Butantan iniciou a produção das primeiras doses da vacina contra a dengue em São Paulo. A expectativa é fabricar 1 milhão de doses neste ano e atingir 100 milhões até 2027. Em dezembro do ano passado, o Butantan finalizou o envio da documentação necessária para dar entrada no processo de registro junto à Anvisa. A agência informou que o processo está em fase de envio de documentos, uma etapa anterior ao pedido de registro, e não há prazo de conclusão.

O desenvolvimento da vacina Butantan-DV é resultado de décadas de trabalho do instituto, que acompanhou 17 mil voluntários em todo o país. Os resultados mostraram uma eficácia geral de 79,6%, com uma proteção ainda maior contra os casos graves da doença: 89%

A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue que pode ser aplicada em uma única dose. Ela é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro tipos do vírus da dengue, e poderá ser administrada em pessoas entre 2 e 60 anos incompletos.

De acordo com Esper Kallás, diretor-técnico do Butantan, a vacina apresenta dois grandes benefícios comprovados pelos estudos. O primeiro é a formação de uma “carapaça” de proteção no sistema imunológico, que impede a multiplicação do vírus no corpo após uma picada do mosquito Aedes aegypti. O segundo é a redução significativa de desenvolver formas grave da doença.

A vacina será produzida produzida no “prédio da dengue”, dentro do próprio Instituto. O Instituto Butantan diz que concluiu em 16 de dezembro o envio da ultima leva de documentos necessários para a submissão do registro da vacina à Anvisa. Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina contra a dengue no mundo em dose única.