Teatro

Teatro musical estreia em Santos

09/01/2025Da Redação
Franciso Arrais

O primeiro musical, criado na Baixada Santista, com uma versão original de um dos clássicos da Disney está chegando. Trata-se de Rapunzel na Torre do Pecado, atração que integra o espetáculo Preparando o Caminho para o Rei. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro, no Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos. Os ingressos ainda estão à venda.

Segundo Bruno Cariani, responsável pelo Centro Musical de Adoração (CMA), escola idealizadora do show, a personagem de longas tranças loiras será retratada em uma peça com duração de uma hora e meia. “Na história, que será toda cantada, Rapunzel vai a um baile onde conhece um homem chamado Ades. Ele a convida a mudar-se para seu império, prometendo riquezas, prazeres e desejos. Rapunzel aceita e passa a viver em um castelo, onde enfrenta diversos problemas. A princesa precisará de ajuda para superar os desafios e escapar do castelo”, explica Bruno, que também é produtor e diretor-geral da obra.

Toda a trama será conduzida por meio de músicas. No total, 130 alunos participarão do espetáculo, entre músicos e cantores. Uma das vozes principais será a de Kyara Medeiros do Nascimento. Aos 14 anos, ela vai subir ao palco depois de vencer várias batalhas pela vida.

Tudo começou aos 8 anos, quando foi descoberto um tumor no cérebro, que precisava ser tratado com urgência por meio de duas cirurgias, cujo custo totalizava R$ 80 mil. Sem recursos financeiros, a mãe, Kathucia, buscou ajuda. Segundo ela, uma das financiadoras das operações foi Nadine Gonçalves, mãe do jogador de futebol Neymar Júnior.
“Mas não parou por aí. Minha filha voltou a passar mal. Então, vimos que aquele tumor tinha aumentado e que outro tinha aparecido. Durante a radioterapia, um exame na medula indicou que Kyara estava com um tumor maligno, com metástase em toda a coluna. Os médicos a desenganaram, porque era um câncer muito raro. A chance de ela sobreviver era mínima”, recorda a mãe da garota.

Apesar do susto, Kathucia, que morava em Goiânia (GO), trouxe a menina para São Paulo. Aqui, veio o alívio. “Ela fez todo o seu tratamento, com quimioterapia e transplante de medula. Na sequência, teve duas intercorrências: diabetes cerebral e neuralgia dos trigêmeos, considerada a dor mais intensa que o ser humano pode suportar.” Esta luta rendeu frutos. Hoje, a menina está bem. “Clinicamente, ela está com a doença controlada há quase cinco anos”, comemora a mãe.

Celebrando a conquista, a jovem vai cantar no espetáculo. Lá, terá a companhia de outras pessoas que também superaram desafios para brilhar, tanto na vida quanto na música. Um exemplo é Natalia Pereira Melo, de 28 anos, que possui apenas 20% de audição para sons graves no ouvido direito e 10% para agudos no esquerdo. Mesmo assim, Natália tocará violão nos dois dias do espetáculo.

“Será uma experiência nova para mim. Estou aprendendo e praticando, na expectativa de que tudo dê certo. A música me traz paz. Preciso superar minhas limitações”, disse.

Outro exemplo de inclusão no evento é Igor Timóteo Gullo, de 20 anos. O baterista é deficiente visual e tem nível moderado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Igor iniciou sua trajetória artística na banda de fanfarra do Lar das Moças Cegas e agora participa do CMA pelo terceiro ano consecutivo.

“Este é o terceiro ano do Igor, e ele está tranquilo em relação ao musical. Não está nervoso, pois conhece bem a preparação e sabe como se portar. Ele segue as orientações dos professores e está bem ambientado”, afirma a mãe.
Com histórias inspiradoras como essas, Bruno Cariani garante ao público que Preparando o Caminho para o Rei será um evento inesquecível. “Quem for ao Teatro Municipal verá um grande espetáculo. É uma história construída pelos alunos ao longo do ano, com músicas próprias e um roteiro totalmente original. Será marcante”, assegura.

Serviço

O espetáculo acontece nos dias 17, às 20 horas, e 18 de janeiro, às 19h30. Os ingressos custam R$ 60,00. O evento será realizado no Teatro Municipal de Santos, localizado na Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 97411-9090, que também atende via WhatsApp. Por este número, também podem ser solicitados os ingressos para a trama.