Cinema

Globo de Ouro premia Fernanda Torres

06/01/2025
Mario Anzuoni

Na noite do último domingo, aconteceu o Globo de Ouro, em Beverly Hills, Califórnia. A grande repercussão na mídia brasileira e nas redes sociais é o marco do cinema nacional. Fernanda Torres ganhou o prêmio de melhor atriz em filme de drama, pela interpretação de Eunice Paiva, no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.

Viola Davis anunciou a vitória de Fernanda Torres que concorria com outros nomes conhecidos da indústria cinematográfica, como Nicole Kidman em “Babygirl”, Angelina Jolie em “Maria Callas”, Kate Winslet em “Lee”, Tilda Swinton em “O quarto ao lado” e Pamela Anderson em “The last showgirl”.  É a primeira vez que uma brasileira ganha o prêmio de melhor atriz, e também é a primeira vez que uma atriz fora do eixo Europa-EUA leva a estatueta para casa.

Na mídia internacional, Fernanda foi aclamada, para o jornal britânico The Sun, o prêmio de Torres foi a “maior surpresa da noite”. A revista Variety já havia apostado na vitória de Fernanda Torres. O The Independent, destacou a surpresa da atriz ao ser anunciada e explicou que seu talento é hereditário. A BBC News relatou que a vitória surpreendeu até mesmo a interprete de Eunice Paiva.

A 25 anos atrás, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu como melhor atriz no Globo de Ouro, com o filme Central do Brasil, também de Walter Salles, porém Cate Blanchett do filme Elizabeth recebeu o prêmio. O filme estrelado pela Fernanda Montenegro recebeu a estatueta do Globo de Ouro em outra categoria, como melhor filme estrangeiro, na época, Montenegro que fez o discurso:

“Meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor. Vocês escolheram. Em nome de nosso produtor Arthur Cohn, um verdadeiro leão, Walter Salles, um maravilhoso diretor, Michael Barker, Tom Bernard e Marcy Bloom, da Sony Classics, muito obrigado por seu apoio a Central do Brasil. Estou muito, muito feliz que nosso filme [respira fundo] foi tão bem recebido e tocou seus corações. Muito obrigada”.