Notícias

51% dos brasileiros dizem ter medo da polícia

23/12/2024
Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22), a polícia causa mais medo do que confiança em 51% dos brasileiros com 16 anos ou mais. Os que disseram confiar na polícia somam 46%. O Datafolha entrevistou, nos dias 12 e 13 de dezembro, 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado é muito parecido com o da pesquisa anterior, realizada em 2019, quando Jair Bolsonaro era presidente. Nesta pesquisa, os que diziam ter medo da polícia eram 51%, enquanto os que confiavam mais do que temiam eram 47%. Entre homens, o que temem a polícia são 56%, ante 45% entre mulheres. No âmbito racial, o temor a polícia é de 59% entre pretos e 45% entre brancos. Nesses segmentos, as margens de erro variam de 3 a 5 pontos percentuais, segundo o Datafolha.

Nos últimos meses os casos de violência policial aumentaram no estado de São Paulo. Alguns casos registrados foram:

  • Agosto: Um policial militar matou, com dois tiros na cabeça, um individuo que já estava rendido
  • Setembro: Um policial jogou spray de pimenta no rosto de um morador que caminha sozinho em uma comunidade
  • Outubro: Uma mulher foi morta após uma troca de tiros entre um policial de folga e criminosos
  • Novembro: Uma criança de 4 anos foi morta após um confronto policial; um jovem foi morto à queima-roupa, em SP após dar um tapa no retrovisor de uma viatura
  • Dezembro: Um policial militar jogou um rapaz do alto de uma ponte

Mais de 81 entidades, organizações do movimento negro e organizações da sociedade civil brasileira assinaram a denuncia contra o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite, pelo aumento da violência policial.