Santos

Estabelecimentos recebem selo de ‘Empresa Acessível’

18/12/2024Da Redação
Carlos Nogueira

Dois estabelecimentos e duas lojas no bairro Gonzaga, em Santos, receberam certificações da Prefeitura por boas práticas relacionadas à inclusão, acessibilidade e diversidade. As placas ‘Santos da Diversidade’ e ‘Empresa Acessível’ foram instaladas na tarde de terça-feira (17) e fazem parte de programas vinculados à Coordenadoria da Diversidade (Codiver) e ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condefi), respectivamente, da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).

O primeiro estabelecimento a ser contemplado com o selo foi o Shopping Parque Balneário, que já possuía uma placa de ‘Empresa Acessível’ e agora recebe um ‘upgrade’ pela acessibilidade para deficientes visuais. “Queremos que todos se sintam parte dessa experiência, mostrando que inclusão é mais do que um ideal, é uma prática cotidiana”, enfatizou Viviani Fernandes, gerente de marketing do centro de compras.

Ainda no estabelecimento, o restaurante Beduíno, localizado na praça de alimentação, também recebeu a placa ‘Empresa Acessível’ pela acessibilidade completa para deficiências física, mental ou intelectual, auditiva, visual e psicossocial (autismo). Já o Tarantino Coffee, no térreo, foi contemplado com a certificação ‘Santos da Diversidade’ pela proposta de inclusão da diversidade sexual e de gênero no ambiente, prática já enraizada desde a inauguração, em 2016.

Após as certificações, foi a vez da Autoescola Gonzaga, localizada na Rua Azevedo Sodré, 161, receber o selo ‘Empresa Acessível’. Assim como o Shopping Parque Balneário, o estabelecimento também foi contemplado com um ‘upgrade’, recebendo mais três estrelas de acessibilidade: mental ou intelectual, auditiva e psicossocial

“É muito importante, para todos nós, receber um reconhecimento como esse da Prefeitura, porque contamos com inúmeros elementos acessíveis em nossa autoescola, além de atender alunos autistas, que muitas vezes são excluídos de outros estabelecimentos ou até transferidos para a nossa. Acredito que todas deveriam cumprir esse papel de inclusão, assim como nós”, compartilhou José Dias, diretor da Autoescola Gonzaga.

Atualmente, 14 empresas no Município já receberam o selo ‘Santos da Diversidade’ por promoverem iniciativas de contratação ou ações voltadas para a comunidade LGBT+, enquanto 35 foram contempladas com o selo ‘Empresa Acessível’ por garantirem práticas relacionadas a todos os tipos de acessibilidade às pessoas com deficiência.

“Cada empresa que adota o selo revela o compromisso social em incluir cada cliente que adere ao seu serviço. Atualmente, contamos com diversos estabelecimentos que incentivam a inclusão com boas práticas. Não há dúvidas de que Santos, já referência em iniciativas abertas à comunidade, está se tornando uma Cidade cada vez mais comprometida com a causa, também pela parceria com a iniciativa privada”, destacou a titular da Semulher, Larissa Paz.

Os interessados em receber o selo devem acessar aqui, preencher os dados da empresa no campo ‘ficha de inscrição’ e responder um questionário sobre os elementos de acessibilidade. Estabelecimentos de qualquer setor podem se cadastrar, sendo possível também indicar terceiros.

A identidade visual da placa que será recebida para identificação é composta por 5 estrelas, e cada uma representa um tipo de acessibilidade garantida no local. São elas: física (total ou parcial), mental ou intelectual, auditiva (total ou parcial), visual (total ou parcial) e psicossocial (autismo).

Após essa etapa, representantes da Prefeitura e do Condefi farão uma visita para verificar se o local condiz com as informações preenchidas no formulário. Caso percebam algum fator importante em falta, um serviço de orientação e adequação será oferecido aos funcionários.

“No caso do Shopping Parque Balneário e da Autoescola Gonzaga, eles receberam uma nova placa com mais estrelas preenchidas porque adotaram ainda mais medidas de inclusão, o que é de extrema necessidade”, explicou a coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep), Cris Zamari.

Para participar, a organização deve inscrever uma iniciativa, projeto, política ou atividade de inclusão em prática. Após a inscrição, uma comissão avaliará se a ação está alinhada às boas práticas de promoção dos direitos LGBT+. Se aprovada, a iniciativa receberá o selo Santos da Diversidade, entregue pela equipe responsável.

A ação deve abranger uma ou mais das seguintes áreas: Inclusão e Gestão da Diversidade (contratação e proteção dos direitos humanos das pessoas LGBT+); Responsabilidade Social (ações inclusivas voltadas para a sociedade em geral); Imagem e Posicionamento (iniciativas de comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos que promovam a diversidade).

Para se inscrever, a organização deve preencher o formulário de participação disponível no hotsite. Também é necessário baixar e preencher os anexos 1 e 2, no mesmo link, e enviá-los assinados para o e mail: [email protected].

“A sensação de entregar mais um selo ‘Santos da Diversidade’ é ter a certeza de que a comunidade LGBT+ está ganhando cada vez mais visibilidade e acolhimento em espaços públicos. Os selos existem para incentivar boas práticas, e cada vez mais comércios estão aderindo”, ressaltou a coordenadora de Políticas para a Diversidade, Taiane Miyaki.