Neste sábado (14), das 9h às 15h, a Prefeitura de Santos e o Hospital A.C. Camargo Cancer Center realizam, a 2ª edição da Campanha de Conscientização sobre a doença em Santos, uma ação com foco na Campanha Dezembro Laranja com o intuito de promover a conscientização em torno do câncer de pele e identificar casos suspeitos A ação tem o apoio da organização civil Comunitas.
O evento gratuito contará com tendas no Novo Quebra-Mar, na orla do José Menino, e é aberto a qualquer interessado em receber orientações sobre prevenção de câncer de pele e fazer uma avaliação de triagem de pintas na pele com o uso de inteligência artificial.
Os participantes que apresentarem qualquer alteração identificada na triagem e forem usuários do SUS de Santos já sairão do Quebra-Mar com o agendamento de consulta com um dermatologista no Ambesp Nelson Teixeira ou Zona Noroeste, dependendo do que for mais próximo à sua moradia.
Na primeira edição da campanha, em junho deste ano, 39 residentes de Santos e pacientes do SUS saíram com consultas agendadas com um especialista e puderam seguir com a investigação da suspeita diagnóstica.
Esta 2ª edição ocorre uma semana antes do início do verão, que já promete grandes variações de temperatura, justamente para que a população saiba como cuidar da pele adequadamente na hora de se expor ao sol sem correr riscos. Além disso, a campanha apresentará ainda ações estratégicas voltadas para crianças e adolescentes.
A iniciativa faz parte da Missão A.C. Camargo, programa que tem como objetivo levar para todas as regiões do Brasil o conhecimento da instituição em oncologia para contribuir com a redução da incidência de câncer na população brasileira e melhorar as taxas de sobrevida. Agentes comunitários de saúde e enfermeiros de Santos passaram por um treinamento prévio para que estejam aptos a participar da ação.
“A Missão A. C. Camargo atua diretamente com a gestão municipal do SUS, qualificando informações sobre saúde, promovendo ações de prevenção e reforçando a importância do diagnóstico precoce”, explica Ana Paula Pinho, diretora de Impacto Social do A.C. Camargo Cancer Center.
“Na Secretaria de Saúde de Santos buscamos realizar sempre boas parcerias, como neste caso com o A.C. Camargo, em benefício da saúde da população, que tem acesso a informações, especialistas e avaliações com equipamentos de tecnologia avançada”, destaca Denis Valejo, secretário de Saúde de Santos.
Vale ressaltar que o câncer de pele mais agressivo e o mais letal entre os tumores cutâneos é o melanoma, correspondendo a cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados. Uma das principais preocupações acerca do melanoma é o diagnóstico tardio, pois este câncer não apresenta sintomas específicos, com o principal sinal sendo pintas assimétricas, de cores diferentes, bordas irregulares ou maiores que 6mm. Por essa razão, as campanhas de conscientização se fazem tão importantes, não apenas no verão, mas o ano inteiro.