Notícias

Protagonismo Infantojuvenil é destaque na Assembleia do CMDCA em Santos

09/12/2024Da Redação
Protagonismo Infantojuvenil é destaque na Assembleia do CMDCA em Santos | Jornal da Orla

Na última assembleia ordinária do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizada na semana passada (quinta-feira), dia 5 de dezembro, na Prefeitura Municipal de Santos, os participantes do projeto Protagonismo Infantojuvenil em Movimento apresentaram devolutivas sobre suas ações e resultados nos territórios e espaços que integram a iniciativa.

Representantes da Vila dos Criadores, do CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) Tô Ligado e do Colégio Estadual Alzira Martins Lichti marcaram presença, compartilhando suas experiências com o projeto fomentado pelo próprio CMDCA e realizado pela OSC ConCidadania. Estiveram presentes as educadoras Sandra Guedes representando o Caruara e as escolas; Vitória Santos representando a Vila dos Criadores; Vanessa Salgado do CAPSi Tô Ligado e Bianca Camilo representando as escolas, além da coordenadora operacional do projeto, Maria Fernanda Portolani.

As devolutivas destacaram o impacto positivo do projeto em diferentes contextos. Na Vila dos Criadores, as atividades têm contribuído para fortalecer a convivência familiar e comunitária, bem como engajar as crianças e adolescentes na construção de um ambiente mais inclusivo, participativo e protagonizado com suas próprias vozes. Já o CAPSI ressaltou como o protagonismo infantojuvenil tem sido uma ferramenta fundamental para fortalecer os direitos e a autoestima dos adolescentes atendidos. Por sua vez, o Colégio Alzira Martins Lichti trouxe exemplos de como as práticas pedagógicas estão sendo transformadas a partir da integração de valores como cidadania e participação social, todas baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Além dos avanços apresentados, o encontro reforçou a importância de iniciativas que promovem os direitos das crianças e adolescentes em Santos, conectando comunidade, escolas e instituições de maneira inovadora e transformadora. O projeto, que também atua em outras escolas, como o Colégio Suetonio Bittencourt Junior Professor, e no território do Caruara, na área continental de Santos, segue como um exemplo de como parcerias entre primeiro, segundo e terceiro setor podem criar transformações significativas.

A reunião ordinária foi mais um passo na construção de um futuro em que crianças e adolescentes sejam reconhecidos como protagonistas de suas histórias, com voz ativa e participação efetiva nos espaços de decisão.

Após a assembleia, as crianças da Vila dos Criadores tiveram uma oportunidade especial: visitaram a Estação da Cidadania, antiga Sorocabana, hoje sede da OSC ConCidadania. Durante a visita, as crianças participaram de um almoço e de uma oficina com Marise Teixeira, coordenadora-geral da organização. Marise, que também é voluntária na equipe de apoio e criação da Câmara Jovem de Santos, guiou as crianças em um tour pelos espaços e atividades desenvolvidas no local, proporcionando um momento de aprendizado e descoberta.

Um dos destaques da visita foi a interação das crianças com a Horta Urbana. Durante a atividade, elas exploraram práticas sustentáveis e discutiram a importância de uma alimentação saudável, conectando o aprendizado à vivência prática. Em seguida, as crianças aproveitaram um momento de brincadeiras livres, promovendo a convivência e a integração em um ambiente acolhedor e seguro.

O ConCidadania

A Organização da Sociedade Civil ConCidadania tem como objetivo convocar a sociedade para o debate sobre Cidadania em toda sua amplitude, mobilizar, sensibilizar e fortalecer a participação da comunidade e promover ações que contribuam na defesa e na promoção dos direitos e responsabilidades da cidadania e interesse público, visando à transformação social com qualidade de vida, centralizando a divulgação e troca das mais variadas atividades em defesa dos direitos humanos e do direito à cidade.

Idealizado pelo sociólogo Celio Nori, iniciou as atividades em 18 de maio de 2002. É um espaço informal, suprapartidário e inter-religioso, sem fins lucrativos, que forma uma rede de entidades, de cidadãs e cidadãos no exercício pleno de sua cidadania participativa, progressista, de forma ativa, solidária e coletiva. O Fórum é uma referência marcante na luta para viabilizar iniciativas que defendem os Direitos Humanos, a Educação, a Cultura, a Saúde, o Meio Ambiente e a Comunicação como direito de todas, no combate a todo tido de discriminação e que nos leva à conquista de uma cidadania participativa e construída de forma coletiva.