Santos

Governo de SP entrega balsa para a Baixada Santista

02/12/2024
Divulgação

Nesta segunda-feira (2), o Governo de SP anunciou que a travessia que liga Santos e Guarujá terá um reforço importante com a entrega da embarcação FB-11, reformada e modernizada. A balsa complementa a frota dessa travessia, contribuindo para o atendimento da demanda na alta temporada. É a décima embarcação reformada por essa gestão e entregue aos usuários do sistema de travessias em todo o estado.

A entrega foi realizada pela secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, acompanhada pelo subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, e pelo diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH). Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr. Na ocasião, foi também apresentada a Operação Verão 2024-2025, que reforça o atendimento aos usuários nas travessias litorâneas para a alta temporada.

De acordo com a secretária, a entrega da FB-11 faz parte de um amplo esforço para modernizar as travessias na região. “Esta é a quinta de seis balsas reformadas e modernizadas que entregaremos até o final de dezembro para Santos/Guarujá, com um investimento total de R$ 44 milhões apenas na Baixada Santista, dentro de um montante de R$ 200 milhões investidos nos últimos dois anos em todo o sistema de travessias. Nosso objetivo é garantir mais segurança, conforto e agilidade para os usuários que utilizam as travessias diariamente, além de atender às necessidades do período de férias na região”, destacou.

A Operação Verão 2024-2025 contará com mais um reforço na segunda quinzena de dezembro, quando a balsa FB-10 será incorporada à frota, elevando o total para nove embarcações em operação na travessia Santos/Guarujá. O aumento da capacidade visa oferecer maior eficiência e qualidade no transporte, que é fundamental para a mobilidade na região. Vale ressaltar que a capacidade operacional máxima, considerando as gavetas — sistema de atracação disponível na travessia de Santos/Guarujá —, é de oito embarcações.

Assim, durante o verão, uma embarcação extra é mantida como reserva para garantir o fluxo contínuo. “A reforma da FB-11 faz parte do Programa de Modernização da Frota das Travessias e visa garantir uma embarcação mais eficiente, confortável e segura para os nossos usuários. Essa balsa vem para complementar a frota da travessia, contribuindo para o atendimento da alta demanda esperada no período de verão e reforçando a qualidade na prestação dos serviços”, explica Denis.

As melhorias realizadas na FB-11 incluem a recuperação estrutural, a substituição de equipamentos de segurança e salvatagem, a revisão dos sistemas de navegação e comunicação, a instalação de novas rampas quebra-mar e a provisão de itens como extintores de incêndio, botes de salvamento, coletes salva-vidas e boias. Além disso, o sistema elétrico e eletrônico da embarcação, os comandos e o monitoramento de motores e reversores foram substituídos, garantindo maior confiabilidade e segurança para os usuários.

Com início no próximo dia 15 de dezembro, a Operação Verão 2024-2025 estará em vigor até 10 de março para agilizar as travessias diante do movimento maior de veículos e reduzir o tempo de espera. A operação especial se estenderá por praticamente um mês a mais do que no ano passado e incluirá o Carnaval, que será realizado no início de março.