O canal Empreender na Cozinha, voltado para a formação artística e empresarial, lança a série “Meca Santista – O que o prato oficial de Santos nos ensina para a economia criativa”. Composta por 16 episódios de até 40 minutos cada, a produção vai além das receitas e explora o papel da gastronomia como uma ferramenta de transformação social e econômica. A série estreia no dia 16 de outubro, às 19h, no YouTube.
Apresentada e idealizada pela chef Ana Claudia Siqueira, a série é uma imersão nos sabores e tradições da cidade do litoral paulista, com foco na “Meca Santista”, um dos pratos mais emblemáticos da região. A iguaria é feita de peixe grelhado, risoto de palmito pupunha, farofa de banana da terra e camarões. Ao longo dos episódios, o público assistirá um conteúdo que une o preparo culinário à aplicação prática dos fundamentos do empreendedorismo gastronômico.
“A série oferece lições sobre planejamento de cardápio, fotografia gastronômica, montagem de pratos e decoração de mesas, além de abordar estratégias de criação de planos de negócios para transformar a paixão pela cozinha em uma oportunidade de sucesso”, resume o diretor do projeto, Tales Ordakji.
Convidados contam relação com a Meca Santista
Meca Santista também se destaca pelas entrevistas e visitas a fornecedores e comerciantes locais, apresentando a cultura caiçara e sua herança gastronômica. A chef Ana Claudia conduz essa jornada, mostrando os ingredientes e técnicas que compõem o prato oficial da cidade. Além disso, oferece ensinamentos sobre a economia criativa aplicada à gastronomia.
A realização é do canal Empreender na Cozinha, Atado no Ato, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAC – Programa de Ação Cultural.