Notícias

TRE-SP reforça regras para eleições municipais de 2024

02/10/2024
Agência Brasil

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, concedeu entrevista nesta quarta-feira (2) para esclarecer dúvidas sobre a votação do 1º turno, agendado para domingo (6), das 8h às 17h. Ele destacou a importância da biometria. Cerca de 80% do eleitorado paulista já está cadastrado, e informou que 4 milhões de dados biométricos foram importados para facilitar o reconhecimento na hora da votação.

Fernandes alertou sobre a proibição do uso de celulares na cabine de votação, enfatizando que eleitores que não seguirem essa regra poderão ser impedidos de votar. Além disso, ele reforça a proibição do porte de armas a menos de 100 metros dos locais de votação nas 48 horas que antecedem a eleição, ressalvando que apenas forças de segurança em serviço estão autorizadas a portar armamento.

O presidente do TRE-SP também mencionou a vigilância contra crimes eleitorais, como boca de urna e compra de votos, afirmando que infratores podem ser detidos em flagrante. Ele pediu que os eleitores votem com consciência e tranquilidade, respeitando as normas estabelecidas.

Quem não puder comparecer à eleição só poderá justificar se estiver fora de sua cidade cadastrada como domicílio eleitoral. A justificativa pelo e-Título pode ser feita no período de votação, das 8h às 17h, ou presencialmente, nos locais de votação.

Mais orientações para o dia da eleição podem ser consultadas no site do TRE-SP

Outras dúvidas sobre a votação podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP no telefone 148.