Alta Rotação

Cuidados ao passar por buracos com o carro

13/09/2024
Cuidados ao passar por buracos com o carro | Jornal da Orla

Dirigir em vias esburacadas requer atenção, pois pode prejudicar o carro e causar acidentes

Infelizmente a situação das nossas ruas e estradas é lamentável, buracos, asfalto de má qualidade entre outros problemas. Isso, além de prejudicar o carro, vira um grande causador de acidentes por conta da perda de direção do veículo, capotamentos, freadas bruscas etc. Para dirigir em vias nessas condições, é necessário tomar alguns cuidados.

É fundamental ter total atenção ao dirigir. Quando não for possível evitar um buraco, o ideal é evitar fazer uma frenagem brusca, pois isso pode aumentar os danos ao veículo. Frenagens abruptas expõem a parte frontal do veículo e podem resultar em perda de controle, levando a acidentes que colocam vidas em risco. Manter uma distância segura dos veículos à frente permite que se tenha tempo suficiente para desviar ou reduzir a velocidade ao se deparar com um buraco na pista.

Além disso, o estado de conservação do veículo desempenha um papel importante e verificar regularmente a condição da suspensão e dos pneus se torna essencial. Confira sempre que possível se a pressão dos pneus está de acordo com as recomendações do manual do proprietário e que o indicador de desgaste do pneu (TWI) esteja dentro do especificado. Manter os pneus calibrados de acordo com os requisitos do fabricante do veículo também se torna determinante.

Estar atento aos ruídos e condições de vibração no veículo que possam parecer anormais vale como dica. Em caso de dúvida, o ideal é sempre procurar um mecânico para avaliar a suspensão, condições dos pneus, alinhamento e balanceamento. Esses cuidados não apenas evitam acidentes, mas também reduzem o desgaste e as falhas prematuras do veículo.

O motorista pode passar com mais segurança por buracos nas ruas, contribuindo para um trânsito mais seguro e evitando gastos desnecessários com reparos veiculares. Sempre lembrando de dirigir com atenção e cuidar da manutenção do seu veículo para garantir uma viagem tranquila e segura. Eu fico por aqui, até a próxima!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço