Santos
Piloto Lu Marini faz palestra e exibição do Documentário Rio Paraná para alunos de escola pública de Santos
09/09/2024Recordista de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão ativo, Lu Marini terá mais um encontro especial do projeto de palestras e exibição do Documentário “Terra & Ar Rio Paraná”. Agora é a vez de mais de 120 alunos da UME Colégio Santista, de Santos, participarem.
O encontro será na terça-feira (10), às 14h, no Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47 – Vila Nova). Crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos vão ter a oportunidade de assistir o documentário que tem meia hora de duração e foi produzido por Lu Marini. Haverá também vão ter um bate-papo com ele para saber mais sobre como é ser um piloto, suas aventuras e experiências.
Lu Marini explica que sempre é uma grande emoção poder contar um pouco da sua história, principalmente para os alunos da Rede Pública de Ensino. “É muito bom contar da minha vida, de como cheguei até aqui. Eles ficam super interessados e no final, minha recompensa é que eles entendam a mensagem. Tanto é que muitos correm para me abraçar e agradecer. Isso não tem preço”, destacou.
Todos os eventos realizados pelo piloto são gratuitos. Somente este ano, mais de 700 alunos já conferiram o documentário e a palestra, em cidades como Mogi das Cruzes, Guarujá e Cubatão. Outra cidade ainda vai receber o projeto.
Sobre a realização do Documentário Rio Paraná – O piloto sobrevoou várias cidades de vários estados brasileiros em setembro do ano passado e transformou a experiência na produção audiovisual. Ele esteve nas cidades paulistas de Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Panorama, Presidente Epitácio, Rosana e Guaíra. Também visitou as cidades paranaenses de Porto Rico, Porto Basílio, São Jorge do Patrocinio, Porto Camargo, Pato Bragado, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Tereza do Itaipu. E percorreu outros estados passando por Querência do Norte (MT), Três Lagoas (MS) e Rio do Oeste (SC). Ao todo, foram cerca de 900km sobrevoados.
A expedição teve início na nascente do Rio Paraná, que fica na confluência do Rio Paranaíba e Rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, na cidade de Santa Fé do Sul.
Durante sua expedição, Lu Marini gravou conteúdo nas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Itaipu, e explorou a natureza no Parque Nacional de Ilha Grande, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Os seus voos, somaram mais de 1000 km de distância.
O material captado durante a aventura deu está disponível no seu canal no Youtube, e já atingiu mais de 210 mil visualizações. O Documentário Rio Paraná foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – PROAC 29386, e tem como patrocinador a AMANCO.
Mais de 50 mil alunos da Rede Pública já assistiram palestras do piloto pelo Brasil.