As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, provocam novos bloqueios no trânsito da região central da cidade. A partir desta terça-feira (27), quatro vias serão interditadas, impactando população até o dia 14 de setembro. As interdições, inicialmente programadas para a semana passada, foram adiadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) devido a ajustes na liberação de rotas alternativas.
De acordo com a EMTU, os cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, bem como entre a Avenida São Francisco e a Rua da Constituição, estarão entre os pontos afetados (confira abaixo os trechos específicos). Para minimizar os transtornos, motoristas que trafegam pela Avenida Conselheiro Nébias e Rua João Pessoa deverão utilizar as ruas Amador Bueno, Dr. Cochrane e General Câmara como rotas alternativas. Já aqueles que precisam desviar dos bloqueios na Avenida São Francisco e Rua da Constituição deverão seguir pela Rua Amador Bueno.
Trechos Bloqueados:
– Rua João Pessoa (entre Rua dos Estivadores e Rua da Constituição)
– Avenida Conselheiro Nébias (entre Rua Amador Bueno e Rua General Câmara)
– Avenida São Francisco (entre Rua Dr. Adhemar de Figueiredo Lira e Avenida Conselheiro Nébias)
– Rua da Constituição (entre Rua Amador Bueno e Rua Bittencourt)
Os bloqueios já deveriam ter sido implantados na semana passada (terça-feira 20), segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, mas foram postergados para garantir a adequação das rotas alternativas, liberadas na segunda-feira (26). A CET informou que as intervenções fazem parte da fase final de instalação da linha permanente do VLT, que inclui serviços de pavimentação, colocação de trilhos, reparos e acabamentos, além da instalação de pisos e vidros nas estações.
Devido às interdições, a Prefeitura de Santos anunciou restrições de estacionamento em algumas vias e mudanças nos itinerários de diversas linhas de ônibus. A Rua da Constituição terá mão de direção invertida entre a Rua General Câmara e o cais, funcionando como rota alternativa até o fim dos bloqueios. Após a conclusão das obras, o sentido original da via será restabelecido.
Ônibus
– Linhas 25, 61, 100, 158, 191 e 193 (sentido cais): Desviarão a partir da Avenida São Francisco, contornando a Praça José Bonifácio, seguindo pela Rua Amador Bueno, Rua Dr. Cochrane, e retomando o trajeto normal.
– Linhas 4, 7, 08, 17, 23, 80, 40, 100, 154 e 184 (Avenida Conselheiro Nébias sentido Centro): Seguirão pela Conselheiro Nébias, Amador Bueno, Dr. Cochrane e General Câmara.
– Linhas 5, 20, 29, 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193 (Rua Braz Cubas sentido Centro): Seguirão pela Rua Braz Cubas, Praça José Bonifácio, Amador Bueno, Constituição e General Câmara.