Santos transforma em bulevar primeiro trecho revitalizado de eixo turístico do Centro Histórico
05/07/2024A cidade de Santos diminuiu simbolicamente a distância de 9.505 km que a separa de Gênova, Itália, com a inauguração do “Boulevard Cidade de Gênova” na Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Rua Frei Gaspar, no Centro Histórico. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) e marcou a conclusão da primeira etapa de revitalização do eixo turístico da região.
O novo boulevard, que abrange 11.107,17m², foi completamente revitalizado, ganhando fontes, brinquedos, bancos diferenciados, paisagismo, calçadas acessíveis com detalhes arquitetônicos, baias para ônibus de turismo e estacionamento para 15 caminhões. Essa transformação faz parte de um projeto maior da Prefeitura de Santos, que visa revitalizar o Centro Histórico.
As próximas etapas do projeto contemplarão outras duas quadras da Rua Tuyuti, até a Praça Barão do Rio Branco, além das ruas do Comércio e Constituição. O playground no boulevard possui balanços, gangorras e um jogo de caça-palavras com nomes de pontos históricos, além de brinquedos instalados em arcos decorativos.
O espaço também conta com uma escultura composta por seis arcos de diferentes alturas, isolada da pista de tráfego por um gradil de ferro e margeada por um jardim. Os bancos, em formato de meio grão de café, fazem alusão à proximidade com o Museu do Café e adicionam charme ao ambiente.
Investimentos
O prefeito Rogério Santos destacou que a revitalização é resultado de uma parceria com o Governo do Estado, com apoio também do Governo Federal. Ele enfatizou a importância da Rua Tuyuti no contexto histórico e cultural da cidade, mencionando a construção de uma passarela que ligará o Museu Pelé ao futuro terminal de passageiros e ao Parque Valongo.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, reforçou o compromisso do governo estadual com a revitalização do Valongo e de todo o Centro Histórico de Santos, destacando a importância da cidade como um cartão-postal do Brasil e uma porta de entrada para turistas internacionais.
Isabel Santalucia, presidente da Società Italiana Di Santos, e Fábio Niosi, diretor de Relações Institucionais da mesma organização, também participaram da cerimônia, celebrando os laços históricos e culturais entre Santos e Gênova.
Projeto
A revitalização do eixo turístico do Centro Histórico faz parte de um plano maior de readequação da mobilidade urbana, que inclui a implantação da segunda etapa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), atendendo ao Centro Histórico e à área do Mercado Municipal. A Tuyuti, que abriga importantes marcos como o Museu Pelé e o Museu do Café, foi a primeira rua beneficiada por essa iniciativa.