Santos

Santos celebra 200 anos da imigração alemã

05/07/2024
Divulgação PMS

Para comemorar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) apresenta a exposição “Brasil e Alemanha, 200 anos de História – A Presença Alemã em Santos”. A exposição está em cartaz durante o mês de julho na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, localizada na Avenida Francisco Glicério, 626, no bairro José Menino.

Baseada em uma pesquisa histórica da Fams e enriquecida com imagens dos acervos da Fundação e da Igreja Luterana, a mostra resgata a profunda relação dos alemães e seus descendentes com Santos. A cidade, que ao longo dos anos recepcionou imigrantes de várias nacionalidades, tem uma rica história ligada ao povo germânico.

Desde o século 16, há registros de alemães no Brasil. Em Santos, sua presença é evidenciada em locais históricos como o Engenho São Jorge dos Erasmos, o Porto e o bairro Alemoa. A cidade já abrigou uma escola alemã na Praça dos Andradas, o Clube Germânia na antiga Rua do Rosário (atual Rua João Pessoa), e um cemitério para protestantes.

Detalhes da Exposição

A exposição “Brasil e Alemanha, 200 anos de História – A Presença Alemã em Santos” está aberta ao público aos domingos, das 9h às 12h, e às quintas-feiras, das 19h às 21h, durante todo o mês de julho. A entrada é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de conhecer e celebrar a influência alemã na cidade.