Notícias

Lula sanciona Dia do Rei Pelé

02/07/2024
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira, a lei que cria o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente em 19 de novembro, data em que anotou o milésimo gol de sua carreira, em jogo diante do Vasco, em 1969. A norma foi publicada no Diário Oficial.

A nova lei é resultado do projeto de lei (PL) 5.867/2023, da Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada em maio, pela Comissão de Esportes do Senado (Cesp), com relatório favorável do senado Jorge Kajuru (PSB-GO).

Os autores ressaltaram, na proposta do projeto, que Pelé se tornou uma “instituição nacional”, sendo denominado “Rei do Futebol” e reconhecido no meio esportivo como o “Atleta do Século”. Ele também venceu o prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX”.

“Os reconhecimentos durante sua vida se estenderam ainda em outros que seguiram depois de seu falecimento. O dicionário ganhou um verbete próprio, o adjetivo ‘Pelé’, destacando: ‘o que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém'”, diz o texto do projeto.