Santos

Mãe de Pelé morre aos 101 anos

21/06/2024
Reprodução redes sociais Pelé

Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, faleceu aos 101 anos nesta sexta-feira (21) em Santos. Natural de Três Corações, Minas Gerais, Celeste foi uma figura central na vida de Pelé e de seus irmãos Jair (Zoca) e Maria Lúcia.

Casada com João Ramos do Nascimento, o Dondinho, até 1996, Celeste teve um grande papel na formação de Pelé. Apesar de inicialmente não ser entusiasta da carreira do filho no futebol, devido à experiência do marido que teve a carreira interrompida por lesões, ela foi convencida por Dondinho e pelo atacante Waldemar de Brito. Em 1956, Pelé foi levado ao Santos, clube que o consagraria como o Rei do Futebol.

Em novembro de 2022, Pelé prestou uma homenagem aos 100 anos de sua mãe, celebrando o valor do amor e da paz que ela lhe ensinou desde criança. “Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho”, escreveu Pelé nas redes sociais, compartilhando fotos e expressando sua gratidão.

Homenagens e cortejo

Após a morte de Pelé em dezembro de 2022, um cortejo emocionante levou seu corpo pelas ruas de Santos, parando na porta da casa de Dona Celeste. Apesar de não ter participado do velório na Vila Belmiro devido a questões de saúde, a homenagem reuniu milhares de pessoas.