A voz da consciência

Já estou ficando velho

17/05/2024
Já estou ficando velho | Jornal da Orla

Daqui a alguns dias 38 mas o argumento , que eu uso é que quando a gente vai perdendo as pessoas, que marcam a nossa infância ,

de alguma forma significa que a gente tá ficando velho.

Eu venho falar sobre a minha relação, o jornalismo de criança, desde a infância hoje um dia diferente, eu quando criança queria ser goleiro de futebol, mas por  uma questão eu não pude então resolvi sonhar, narrador esportivo.

Aquela a década de  80/90 principalmente me influenciou bastante

Com o show do esporte na Band , e quando as suas principais referências esportivas que te formaram no sentido de uma cultura, começam a ir embora para outro plano, significa dizer que você está ficando velho.

Hoje é um dia estranho, para mim porque eu me desprezo de uma fase da minha vida talvez a mais bonita ,que é a infância

porque eu me lembro de acordar cedo aos domingos, quero ver o campeonato italiano, na voz , de alguém que me ensinou a gostar de futebol com o campeonato italiano ,estou falando, de Silvio Luiz um dos melhores narradores esportivos da história da TV brasileira de todos os tempos.

Ele era diferente criando um estilo próprio de contar a história de uma partida de futebol, e o que mais me chamava atenção nesse estilo era o fato de trazer o público espectador para dentro de campo e a sua autenticidade.

Eu vou citar três transmissões marcantes do Silvio – Corinthians e Flamengo no Maracanã um gol de falta do neto que hoje é comentarista da Band apresentador mais uma vez você me manda não me fale esse gol de falta é de trás do meio-campo a bola vai no ângulo do Gilmar goleiro do Flamengo.

O Palmeiras e Corinthians final do paulista de 93 que o Palmeiras sai da fila

se não me engano?

o Palmeiras ganhou o jogo no tempo normal por 4 a 0  Bom dia! Fico feliz em conversar com você. Sobre a final do Paulista de 1993, onde o Palmeiras quebrou um longo jejum de títulos, foi um momento histórico para o clube. Naquela época, o Palmeiras enfrentou o Corinthians na final do Campeonato Paulista de 1993.

O jogo foi marcado por uma grande emoção, pois o Palmeiras não conquistava o título estadual havia 17 anos, desde 1976.

A partida foi realizada no Estádio do Morumbi, e o Palmeiras venceu o Corinthians por 4 a 0, com gols de Edílson, Zinho, Evair e Edmundo. Essa vitória marcou o fim de um longo período sem títulos importantes para o Palmeiras, e a torcida palmeirense comemorou intensamente a conquista do Campeonato Paulista de 1993.

Foi um momento de grande alegria e celebração para os torcedores do Palmeiras, que puderam finalmente ver seu time levantar a taça do Campeonato Paulista após anos de espera.

A narração pela TV Bandeirantes foi do Silvio Luiz, certo?

Sim, a narração da final do Campeonato Paulista de 1993 pela TV Bandeirantes foi feita por Silvio Luiz. Silvio Luiz

narrador esportivo  conhecido por sua voz marcante e suas emocionantes transmissões de jogos de futebol. Ele narrou diversos momentos importantes do esporte brasileiro ao longo de sua carreira, e a final entre Palmeiras e Corinthians em 1993 certamente foi um desses momentos memoráveis que contaram com a sua narração.

o Palmeiras conquistou o título de 93 do campeonato Paulista e sai da fila.

E um santos x portuguesa no Canindé 93 o Dener destrói com o jogo e faz os quatro gols da portuguesa se a memória não me falha?!

Nesse jogo entre Portuguesa e Santos no Estádio do Canindé, no Paulistão de 1993, a Portuguesa venceu por 4 a 2. Um dos destaques foi o falecido Denner, que marcou os dois primeiros gols da portuguesa, de Bentinho e os dois últimos foram do Dênner onde ele ganha na velocidade do Índio lateral direito dos Santos e vai parar praticamente dentro do gol.

A TV Bandeirantes aquela época do auge do show do esporte nos anos 80 e 90 tinha os dois melhores narradores da história da TV brasileira Luciano do Valle Silvio Luiz, outro detalhe importante é ser dito sobre Silvio Luiz aquele não gritava gol porque dizia que todo mundo tava vendo que a bola entrou então ele não precisava gritar é uma forma diferente de ver a profissão com a qual quem sou eu para discutir se concordo ou não?

Mas sabe o que leva uma pessoa a ser longeva na vida? Porque o Silvio Luiz morreu com 89 anos de idade, é o trabalho e a pessoa se sentir produtiva sentir útil para os outros, ele estava sempre atual foi narrador de jogos de videogame que foi pro evolution soccer? Emprestou a voz até essa eu não sabia confesso, para aplicativo de trânsito, seu último trabalho como narrador foi o campeonato Paulista de futebol pelo portal R7 e YouTube.

Outro narrador que ajudou a construir a minha cultura esportiva aos domingos pela manhã, foi um cara que não dá para dizer que não é competente, Galvão Bueno mas para o meu ouvido ele vai ser lembrado como o narrador da formula 1 mas eu me lembro de acabar as corridas e logo trocar de canal para assistir o campeonato italiano.

Agora eu vou falar de outro cara que também marcou dessa vez a minha adolescência, e quem l e juventude depois da chegada da TV por assinatura no Brasil na minha opinião principal canal esportivo depois que isso aconteceu a chegada da TV por assinatura no Brasil é a ESPN antiga ESPN Brasil e você vai entender a comparação que eu vou fazer, o Sport Center está para o  esporte na televisão o que foi o programa do Jô ou o Jô Soares 11:30 está para o talk show. Quem teve a oportunidade de assistir Paulo Soares o amigão e Antero greco no esporte Center tinha certeza de que em uma das notícias ia dar risada com eles, o Antero era um comentarista preciso nas suas análises um comentarista que não saia do Tom ou seja a preocupação dele era campo e bola tô falando da minha visão não é. Era um cara crítico de um humor ácido mas de forma leve e descontraída a sua sabedoria vai fazer falta como vai fazer falta também o jornalismo do Brasil o seu equilíbrio Antero Greco, para quem teve a oportunidade de ver o Sport Center, na edição de quinta-feira 16 de maio, Viu que se resumiu ao Antero  Greco, para contar suas histórias na ESPN e do jornalismo brasileiro principalmente no jornal, ele chegou a ser editor de esportes do jornal Estado de São Paulo. E assim sendo deixou seu nome marcado no jornalismo esportivo brasileiro, porque após a saída idealizador da ESPN e diretor de jornalismo José Trajano, foi ele quem deu a cara de credibilidade para o canal repita talvez o maior canal por assinatura no sentido esportivo.

Ao meu gosto assim eu estou dizendo enquanto telespectador quanto espectador ok ?

Eu não sou muito chegado no estilo do comentarista José Trajano, aquele que implantou o canal em 94/ 95 nesse período no Brasil mas devo reconhecer, que lá atrás na formatação da ESPN  fez história senhor José Trajano..

Sobre o Washington Rodrigues o apolinho, eu posso dizer pouco, porque não pegava rádios cariocas, em Santos onde nasci, porém com o advento da internet não dá para dizer que ninguém com esse trabalho de ninguém porque você consegue pegar através dos aplicativos, qualquer rádio, que você queira ouvir, no Rio de janeiro eu sou ouvinte da Tupi então eu posso dizer que sim acompanhei um pouco do trabalho do Washington Rodrigues, porém conversa que a primeira vez que ouvi falar em apolinho foi

Quando ele foi técnico do Flamengo contratado pelo Kleber leite em 95 no centenário do Flamengo, para dirigir aquele time que tinha no ataque Romário Edmundo e Sávio vocês estão lembrados?

O apolinho também é um outro caso de longevidade trabalhando, e por isso pode emprestar o seu talento ao rádio brasileiro por muitos anos quem teve a oportunidade de ouvir, um trecho da transmissão, de Flamengo x Bolívar pela libertadores, a partir dos 25 minutos do segundo tempo você percebe que o Luiz Penido que está transmitindo o jogo, chora copiosamente ao anunciar a ausência física de Washington Rodrigues a partir daquele momento sua última viagem quem não teve oportunidade veja no YouTube tenho certeza você vai se emocionar , antes de fechar essa coluna, eu gostaria de dizer que cada um dos personagens que eu falo aqui, mereceria colunas individuais devido a importância de cada um mas como os três fizeram a última viagem no mesmo dia infelizmente, aqui fica a minha homenagem.

 

Com certeza hoje a equipe esportiva do céu está reforçada com três talentos tanto no rádio , quanto no jornal ou na televisão.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço