A primeira aula do curso inclusivo de audiovisual mobile, no Parque Tecnológico de Santos teve início nesta segunda-feira (22), com doze alunos curiosos para aprender sobre o universo que junta todas as formas de comunicação e combina som e imagem com o auxílio de um smartphone.
Promovido pela Causar Transformadora Social, em parceria com o Parque Tecnológico, o programa oferece capacitação na área de audiovisual mobile para doze jovens com deficiência atendidos por organizações locais, como a Escola de Educação Especial 30 de Julho e o Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (Napne).
A iniciativa, que tem apoio da Coordenação de Políticas para Pessoas Com Deficiência da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e da OAB Santos, é inédita como ferramenta de inclusão, acessibilidade e equidade, assim como também complementa as atividades de Terapia Ocupacional.
As aulas, que serão práticas e teóricas, estão divididas em oito módulos, sendo a primeira para apresentar a definição de audiovisual mobile e as seguintes para ensinar sobre pré-produção, produção e pós-produção de vídeos. Mas para isso, os integrantes contarão com mochilas onde terão um kit completo para a realização dos conteúdos, como elementos de áudio, iluminação, captação de som e edição.
Ao final do curso, em junho, a turma poderá mostrar tudo o que aprendeu ao fazer um vídeo completo mostrando alguns elementos do Centro Histórico de Santos. As produções ficarão expostas no Parque Tecnológico.