Baixada Santista

EXPOSaúde celebra as iniciativas de sucesso em PG

21/12/2023
Freepik

A 1º Edição do EXPOSaúde de Praia Grande encerrou com chave de ouro o  Ano da Saúde no Município. O evento, que premiou as iniciativas de  maior sucesso desenvolvidas pelos profissionais de saúde da Cidade,  coroou um 2023 repleto de realizações por parte da Secretaria de Saúde  Pública (Sesap) praia-grandense. A qualidade dos projetos apresentados  reforça a excelência do serviço prestado na Administração Municipal e  aponta para a implementação das ações exitosas em toda a rede.

Com 46 trabalhos apresentados, 12 participaram da grande final que  ocorreu na quarta-feira (20) no Auditório Jornalista Roberto Marinho,  no Bairro Mirim. Os vencedores receberam o troféu SUS de Ouro, como  reconhecimento e valorização ao empenho dedicado em prol da saúde  praia-grandense.

“É uma grande oportunidade para vermos os talentos que nós temos.  Temos práticas de sucesso implementadas em algumas unidades, baseadas  na realidade vivida por eles, e que podem ser aproveitadas na nossa  rede. É um orgulho muito grande ver não só o profissional de saúde,  mas também o agente administrativo participando, todo mundo que está  envolvido nesse processo pensando em melhorar a qualidade do  atendimento. E tenho certeza que a gente vai dobrar o número de  projetos apresentados no ano que vem”, comentou a prefeita Raquel  Chini, que compareceu ao evento.

Cada trabalho finalista pôde contar um pouco sobre sua experiência e  resultado. A premiação foi dividida em quatro categorias: Atenção  Primária, Atenção Especializada, Urgência/Emergência e Atenção  Hospitalar, Gestão e Administração em Saúde. Nos intervalos, o  secretário-adjunto de Urgência e Emergência, Jocemar Dias Pacheco, e a  agente administrativo Amanda Setubal, animaram o público com  apresentações musicais com violão e voz.

Uma comissão julgadora independente, formada por representantes da  saúde da Baixada Santista, ficou responsável por avaliar os projetos.  Participaram da banca: a educadora do Núcleo de Educação Permanente de  Cubatão, Mônica Bastos Ribeiro Cunha; a articuladora da Atenção Básica  do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), Roseli  Domingues Rodrigues; a responsável pela Educação Permanente de São  Vicente, Daniela Crescente Arantes Araújo Marques; o consultor de  Gestão e Planejamento em Serviços de Saúde junto ao Conselho de  Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), Marco  Antonio Manfredini; e o técnico de enfermagem Mário Antônio de Lima.

Ao término das apresentações, um suspense e um momento de muita  emoção. Antes do anúncio dos vencedores, o técnico de enfermagem Mário  Antônio de Lima contou sua história de vida e o trabalho voluntário  que realiza em hospitais por todo o Brasil. Ele veste fantasias de  super-heróis e leva alegria e esperança para pacientes oncológicos.  Emocionando a todos, Mário deixou uma mensagem positiva e de entrega,  destacando o quanto são importantes os profissionais de saúde,  verdadeiros heróis do cotidiano.

A cerimônia de premiação foi acompanhada pela prefeita Raquel Chini e  pelo secretário de Saúde Pública do Município, Cleber Suckow Nogueira,  que entregaram o certificado aos participantes da fase final e o  troféu SUS de Ouro aos vencedores das quatro categorias. Também foram  reconhecidos alguns projetos com menção honrosa. Como reconhecimento  pelo esforço municipal em investir cada vez mais na Saúde para  aprimorar o serviço prestado à população, os funcionários da Sesap  entregaram à prefeita uma réplica do SUS de Ouro.

Vitorioso na categoria Atenção Primária, o médico residente da Unidade  de Saúde da Família (Usafa) Maracanã, Fernando Takagi, enfatizou a  relevância da criação desse momento de partilha e celebração. “É  importante um evento como esse porque valoriza os profissionais e as  iniciativas que são desenvolvidas. Para a gente que atua pelo Programa  de Residência traz um reconhecimento bem grande em relação ao trabalho  realizado, gera visibilidade e também ajuda a aprimorar mais a rede”,  disse.

Para a vencedora da categoria Gestão e Administração de Saúde, a  agente administrativo Ariadne Szwarfuter, o EXPOSaúde é um incentivo a  novas experiências e iniciativas. “A partir de ações como essa a gente  começa a compartilhar ideias, sucessos e isso traz benefícios para  todos os munícipes de Praia Grande”, afirmou.

O objetivo da Sesap é tornar o evento anual, incentivando mais e mais  profissionais de saúde de Praia Grande a criarem, desenvolverem,  apresentarem e implementarem suas ideias na rede. Inclusive, a 2ª  Edição do EXPOSaúde já está confirmada para o dia 18 de dezembro de  2024. “Foi uma experiência muito válida e nós queremos transformar  isso em algo contínuo, para que a gente consiga deixar todos os anos  trabalhos cada vez mais excelentes como esses apresentados, para  colocarmos em prática e melhorar sempre a saúde pública de Praia  Grande e Região”, pontuou o secretário de Saúde Pública de Praia  Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Confira abaixo os ganhadores e as menções honrosas de cada categoria:

Eixo I: Atenção Primária

1º lugar
– “O desenvolvimento de um grupo de autocuidado na atenção primária:  um relato de experiência de promoção de saúde” – Autores: Fernando  Katsuo Takagi, Amanda Salazar, Flávia Regina Pradela, Maurício Augusto  dos Santos, Victoria Maria F. D’Americo e Alessandra dos Santos Reis  (Usafa Maracanã).

2º lugar
– “Carpe Diem – Viva a Vida!” – Autores: Alice Mourão Campos, Clóvis  Colares de Castro Filho, Noemi Pimentel Dias dos Santos, Michele Akemi  Lopes Yoshizaki, Rosimeire Fernandes Silva, Thalita Rocha da Silva  Cruz (Usafa Guilhermina).

3º lugar
– “Descrição da intervenção multiprofissional em grupo para mulheres  numa unidade de saúde da família do município de Praia Grande/SP. ” –  Autores: Ana Luisa de Maria Rodani; Luciene de Oliveira Dutra; Mariane  Nascimento Reis; Priscilla Pereira Neves (equipe E-Multi).

Menções honrosas
– “Grupo Super Ação: Projeto para melhora da qualidade de vida dos  usuários da Usafa Boqueirão” – Autores: Jessica G. Rodrigues da Cunha  e Priscila Caires Baptista (Usafa Boqueirão);

– “Setembro Amarelo: unindo colaboradores e usuários numa troca de  saberes” – Autores: Ana Beatriz Rodrigues Romansini (Usafa Tupiry).

Eixo II: Atenção Especializada

1º lugar
– “O Serviço de Telemonitoramento como Processo Educativo na  Assistência aos Pacientes com COVID-19 no Município de Praia Grande –  São Paulo” – Autores: Ana Lúcia Souza Marques e Maria de Fátima  Queiroz (CER/Fisioterapia Adulto).

2º lugar
– “Os desafios da equipe multiprofissional na prevenção da transmissão  vertical do HIV” Autores: Adriana Oliveira da Silva, Patrícia Gomes  Saraiva, Sheila Galdino de Azeredo, Simone Correa de Lara e Sonia  Maria Silva e Castro (Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

3º lugar
– “Cultivando afetos” – Autores: Claudia de Brito Araújo e Laerte  Romualdo Santos (Caps II Mirim);

Menções honrosas
– “Escuta Terapêutica” Autores: Ivani Aparecida dos Santos Oliveira  (Caps II Mirim);

– “Pré-natal Psicológico” – Autores: Fernanda Muniz / alunas da  psicologia Larissa Almeida C. de Oliveira, Maria Madalena Honorato,  Selma Regina B. Guimarães, Suelen Felix Lacerda e Viviane Santos A.  Paula (Ceas Mulher).

Eixo III – Alta Complexidade (Urgência/Emergência e Atenção Hospitalar)

1º lugar
– “A Implantação do Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital  Municipal Irmã Dulce” – Autores: Lucas Alves de Oliveira / Felipe  Franco Malta / Paula Gallotti Baezza (Hospital Municipal Irmã Dulce /  Serviço de Cuidados Paliativos).

2º lugar
– “Apresentação dos resultados da primeira fase de implantação do  Projeto Lean nas Emergências, em um hospital público de grande porte  da Região Metropolitana da Baixada Santista, município de Praia  Grande” – Autores: Kleber Leandro de Oliveira, Amer Abdul Basset El  Khatib, Marleany Garcia Barros Mohallen Correa, Margaret Correa De  Santana e Ana Maria Dantas de Almeida (Hospital Irmã Dulce).

3º lugar
“Cateterismo vesical de demora cuidados intra e extra hospitalar” –  Autores: Michelly Ivonete Weber e Jocelia Rodrigues Ferreira (UPA  Quietude).

Menção honrosa
– “Equipe de Fisioterapia na Tenda COVID-19 – manejo de pacientes  críticos” – Autores: Luiz Gustavo Correa e Correa, Kleber Manjon (UPA  Quietude).

Eixo IV: Gestão e Administração de Saúde

1º lugar
– “Inovação e Saúde: A Jornada do Previne Brasil em Praia Grande” –  Autores: Ariadne Miranda Ferreira Szwarfuter e Fábio Santana da Silva  (Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

2º lugar
– “Implantação do Núcleo Especializado em Obesidade e Metabolismo da  Praia Grande: experiências e desafios” – Autor: Eduardo Yabuta  Silveira (Comitê Técnico Científico).

3º lugar
– “Padronização de Fosfamicina Trometamol para o Tratamento de  Infecções do Trato Urinário em Gestantes do Município de Praia Grande”  – Autores: Maria Gabriella Simões Alves de Oliveira; Erika Cristina  Augusto Zulli Leitão (Divisão de Assistência Farmacêutica).

Menções honrosas
– “Estratégias em Políticas Públicas para o enfrentamento da COVID-19,  nossa experiência Municipal” – Autor: Eduardo Yabuta Silveira (Comitê  técnico Científico).

– “Fortalecimento da Assistência Farmacêutica: elaboração dos  Procedimentos Operacionais Padrão (POP) no Município de Praia Grande”  – Autores: Isabelle Moura Barbosa dos Santos e Erika Cristina Augusto  Zulli Leitão (Divisão de Assistência Farmacêutica).