Baixada Santista

Conecta PG: Atendimento de 70 moradores da Cidade

12/12/2023
Freepik

Usuários dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência  Social (Seas) participaram das aulas do Projeto Conecta PG, uma  inciativa que oferece inclusão digital a pessoas idosas e em situação  de vulnerabilidade social. Ao todo, a primeira etapa das aulas atende  a cerca de 70 pessoas. Nas aulas, os usuários aprenderam a utilizar  aplicativos, páginas da internet, redes sociais e, especialmente  serviços digitais, para facilitar a vida e terem mais segurança  utilizar a rede.

O Conecta PG foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de  Planejamento (Seplan) e Secretaria de Assistência Social (Seas) para  disponibilização de conectividade e computadores em unidades de  assistência social e conta com cooperação da FATEC-PG (Faculdade de  Tecnologia) para capacitação dos frequentadores do Centro de Apoio à  Família do Educando (Café), Programa de Integração e Cidadania (PIC) e  Conviver.

A capacitação ocorreu de duas formas. No celular e para computadores  de mesa (desktop), ambas voltadas aos frequentadores das seguintes  unidades: Cafe Dr. Sérgio Mainente, Cafe Vila Sônia, Conviver  Boqueirão, Conviver Caiçara; Conviver Guilhermina, Conviver Ocian,  Conviver Samambaia, Conviver São Jorge, Conviver Solemar, Conviver  Tupi, PIC Melvi, PIC Quietude, PIC Real, PIC Sítio do Campo e PIC Vila  Alice.

Os alunos aprenderam sobre o uso do celular com segurança, como  conectar o wi-fi, como acessar o whatsApp, redes sociais e outros  serviços digitais, noções do Youtube, cursos online, entre outros. Os  conteúdos variam para celular e para desktop.

Uma das atendidas foi a dona de casa Raquel Francisca da Silva, de 40  anos, que, entre outras coisas, conseguiu explorar mais serviços do  site do Município. “Antes eu usava a página apenas para ver as fotos  dos eventos. Agora sei onde encontrar notícias, serviços financeiros,  pontos turísticos e muito mais. Achei o curso excelente”.

Segundo a secretária de Planejamento do Município, Eliana Cristina  Jerônimo Ferreira, a ação faz parte da transformação digital que vem  ocorrendo em Praia Grande. “É uma forma de oportunizar conhecimento  digital que possibilite acesso a serviços públicos, cursos e  entretenimento propiciados pela Internet e, consequentemente ampliar a  rede de atendimento”.

Ainda não há data definida para a formação da nova turma do curso.