O esporte tomou conta da segunda-feira (4) de mais de 600 alunos da rede municipal de educação de Santos. Eles participaram das disputas de atletismo, no último dia da segunda etapa dos Jogos Escolares das Unidades Municipais da Educação (Jeumes). A competição aconteceu na pista do Sesi Santos, na Zona Noroeste.
Os alunos participaram de provas de velocidade, além de revezamento e salto em distância. De manhã, foram 400 alunos de 21 unidades de educação, do ensino fundamental I, mostrando muita vontade e determinação nas disputas. Na parte da tarde, foi a vez de cerca de 150 alunos do ensino fundamental II.
Para o professor Aldemir Lima, da Seção de Projetos Especiais (Seproje), da Secretaria de Educação (Seduc), “o atletismo é a ‘mãe’ de todos os esportes”.
“Quando incentivamos uma criança a correr e saltar estamos trabalhando os movimentos delas. As escolas participaram com muito entusiasmo e hoje estamos finalizando a segunda etapa, com todos os alunos sendo contemplados com medalhas”, disse Aldemir, ressaltando que os alunos que se destacaram terão a oportunidade de treinar no Sesi.
O aluno Miguel Felipe, 10 anos, da UME Leonardo Nunes (Castelo), disputou o salto em distância. “Gostei bastante de participar. É importante movimentar nosso corpo e praticar esportes”.
O aluno Nathan Batista Violendes, 10 anos, da UME Auxiliadora da Instrução (Estuário), que também participou do salto em distância, aprovou a experiência. “Achei o evento bem legal. Essa é a minha primeira vez no ‘Jeumes’ e acho que o meu salto foi bom. Gostei bastante de participar”.
O aluno Davi Cavalcante Desson Rodrigues, 10 anos, UME Lourdes Ortiz (Aparecida), cruzou a linha de chegada ofegante, mas feliz. “Eu treino futebol e também corro, gosto bastante de atletismo. Eu achei que ia ficar em segundo na corrida, mas no final deu tudo certo”, comemorou.
A competição contou com a participação dos alunos de Educação Física das universidades: Unimes, Unip e Unisanta.
Além do Sesi, o Jeumes, realizado pela Seduc, contou neste ano com parceria da Secretaria de Esportes (Semes), Associação Atlética dos Portuários, Unisanta, Unimes, Clube de Regatas Saldanha da Gama e Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo. A ação recebeu emenda parlamentar dos vereadores Sérgio Santana, Débora Camilo e Paulo Miyashiro.