A Secretaria de Habitação (Sehab) segue trabalhando para diminuir o déficit habitacional em Praia Grande. São diversas ações realizadas em prol das pessoas que mais precisam de moradia. De 2021 a 2023, foram entregues 772 unidades, sendo 498 casas entregues em conjuntos habitacionais (Imperador III, IV, V, VI e Praia de Caieiras). Além disso, 241 unidades foram recuperadas/substituídas e 33 unidades foram reintegradas.
A Cidade também possui 8 conjuntos em construção, totalizando 154 unidades habitacionais, sendo: 54 unidades divididas em 5 conjuntos do Programa Minha Casa, Minha Vida nos bairros Sitio do Campo e Antártica e 100 unidades do Programa Vida Digna divididas em 3 conjuntos nos bairros Sítio do Campo, Antártica e Esmeralda.
Além dos conjuntos habitacionais que ofertam unidades de interesse social, a Sehab em parceria com construtoras, desenvolveram o Programa Chave dos Sonhos que disponibiliza imóveis com valor abaixo dos encontrados no mercado imobiliário para suprir a demanda intermediária: pessoas que não se encaixam nos critérios de uma unidade em conjunto, mas que também não conseguem adquirir um imóvel sem incentivos.
Até novembro de 2023, O Chave dos Sonhos ofertou 2530 unidades, nos seguintes bairros: Sitio do Campo, Melvi, Quietude, Vila Sônia, Ribeirópolis, Esmeralda e Cidade da Criança. O Programa segue aberto para adesão de mais construtoras que terão a meta de construir e ofertar mais 1921 unidades nos bairros Sítio do Campo e Quietude. A Sehab também tem solicitado o apoio do Governo Estadual e Federal.
Atualmente, já foram pedidas ao Estado 1354 unidades e ao Governo Federal 278 casas.
“Sabemos que a cada unidade entregue, temos mais uma família feliz e morando em um local digno onde poderão se desenvolver e se preocupar em conquistar coisas novas. Por esse motivo, a Sehab tem desenvolvido esse trabalho focado em resolver o problema do déficit habitacional na Cidade, levando oportunidade para as pessoas terem suas casas próprias”, comentou o secretário de Habitação, Anderson Mendes.