A Virada Inclusiva de Santos deste ano começa neste sábado (25) e tem programação até o dia 12 de dezembro. A iniciativa possibilita que pessoas com e sem deficiência possam estar juntas em ações inclusivas gratuitas promovidas em vários locais da Cidade.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (Semulher). Com a proposta de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, a Virada vai promover diversas atividades, entre as quais roda de capoeira, apresentação de talentos, cursos e oficinas.
Para a vice-prefeita e titular da Semulher, Renata Bravo, o evento é uma oportunidade de reunir pessoas que acreditam e buscam uma sociedade igual para todos. “A Virada Inclusiva é um momento importante para celebrarmos as conquistas e mobilizarmos a participação plena de pessoas com e sem deficiência, juntas, em atividades culturais, esportivas e de lazer. Dessa forma, reforçamos nosso trabalho na promoção da inclusão social, da cidadania e da igualdade de direitos, além de informar e incentivar o diálogo sobre o tema”, disse.
Programação
A abertura será no sábado (25), das 9h às 16h, com atividades na faixa de areia da praia (canal 3) com a presença de 120 pessoas da Apae de Americana.
No mesmo dia, na Concha Acústica, será realizada oficina de futebol inclusivo com time oficial do Projeto UP e roda de capoeira com Mestre Marcio. O público também vai contar com a presença do Canil da Guarda Municipal para interação com os convidados.
Na terça-feira (28), a partir das 16h, na sede do Paço Municipal (Praça Mauá), a turma da ONG TamTam apresenta o projeto ‘Outras Palavras’. O trabalho dos alunos experimenta a linguagem das artes visuais, produzindo pinturas que contracenam com suas poesias e poesias que contracenam com as suas pinturas.
Dessa forma, nasceu uma rica produção artística a ser compartilhada com o público através desta exposição, fruto das vivências pessoais e sociais de seus autores. Na ocasião, os artistas farão leituras de suas obras ao vivo.
No domingo (3), a partir das 15h30, será comemorado o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. Haverá apresentação de talentos com modalidades inclusivas por grupos artísticos e entidades de Santos na Concha Acústica (canal 3).
Já no sábado (9), das 9h às 13h, acontece o curso de Defesa Pessoal para mulheres com deficiência, na Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As turmas foram divididas da seguinte forma: das 9h às 11h (para cadeirantes) e 11h às 13h (pessoas com deficiência intelectual).
A programação da Virada Inclusiva se encerra no sábado (15), com a cerimônia de formatura da 2ª turma do Projeto Avançar de 2023 e da 4ª turma do Programa Capacita CE. O evento, fechado para alunos e familiares, vai ser realizado na sede do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social – Camps Santos, na Avenida Washington Luís, 2, Vila Mathias. Na oportunidade, haverá a entrega da Placa Santos Acessível ao Camps, divulgando a importância da adesão ao Programa Municipal.
A partir do dia 2 de dezembro, durante a Virada Inclusiva, até o dia 23 de dezembro, as crianças também vão se divertir e vão poder visitar a casa do Papai Noel Para Todos na Praça da Independência e na Praça Mauá, das 17h às 21h.
Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari, a ação tem como objetivo proporcionar integração social, visibilidade e democratização do acesso ao esporte, cultura e lazer para as pessoas com deficiência.
“A Virada Inclusiva 2023 em Santos vem com uma programação diversificada, com muito protagonismo, trazendo conquistas com a ocupação de espaços importantes e maior reconhecimento social aos munícipes e suas famílias, com a mostra de serviços públicos, leis, parcerias público-privadas, muita união de forças e talentos, e a certeza de que estamos progredindo”, explica.
“O Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, celebrado mundialmente no dia 3 de dezembro, vem ganhando a cada ano mais razões para acreditarmos que as pessoas com deficiência são parte essencial da humanidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completa Zamari.
Confira programação:
25/11 (das 9h às 16h) – Abertura no Programa Praia Acessível (canal 3), oficina de futebol inclusivo, roda de capoeira
28/11 (às 16h) – Abertura da mostra ‘Outras Palavras’, do Projeto TamTam, no saguão do Paço Municipal (Praça Mauá – Centro)
3/12 (a partir das 15h30) – Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, com apresentação de talentos em modalidades inclusivas
9/12 (das 9h às 13h) – Curso de Defesa Pessoal para Mulheres com Deficiência, na Arena Santos
15/12 – Entrega da Placa Santos Acessível ao Camps, cerimônia de formatura da 1ª turma do projeto inclusivo Capacita CE (evento fechado)
Papai Noel Para Todos de 2 a 23/12 (das 17h às 21h) – Casinha do Papai Noel na Praça da Independência (Gonzaga) e Praça Mauá (Centro)