No próximo sábado (18), das 14 às 18 horas, ocorrerá no CAMPS de Santos (Av. Washington Luis, S/N – Vila Matias), a 1ª edição do Notáveis Day, um evento promovido pelos Rotaract Club Santos-Porto, Rotaract Club de Praia Grande, Rotaract Club de Guarujá – Dragão do Mar e os alunos de Relações Públicas da ESAMC, apresentando atividades, produtos e serviços desenvolvidos por mulheres que fazem a diferença na sociedade. A entrada é um produto de higiene feminina que será doado às beneficiárias atendidas pela ONG Mulheres Solidárias.
Vai ser um dia de workshops voltados à carreira (é necessário fazer inscrição para participar dos workshops clicando aqui) e palestras abertas ao público de todas as idades, com o propósito de reconhecer a mulher como participante ativa do desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, como geradora de renda, conhecimento científico, cuidado e promoção social.
A importância do evento está em construir uma rede de apoio com objetivo de gerar novas oportunidades inspirando outras mulheres, além de fomentar o respeito e a valorização da mulher no tecido social.
Segundo Roberta Schneider Cecyn, Presidente do Rotaract Club de Santos-Porto, “o propósito é colocar as mulheres como estrelas, mas aberto a todos os homens que também queiram prestigiar e nos apoiar”.
Maria Eduarda Damim, estudante de Relações Públicas da ESAMC, destaca que é uma grande oportunidade de colocar em prática os ensinamentos da faculdade, além de criar laços profissionais com mulheres da região. “Além de colocar em prática tudo o que aprendemos, ainda estaremos criando conexão entre mulheres de diversas áreas profissionais, trazendo um evento inovador para a Baixada Santista”, disse a universitária.
Atrações
O evento contará com diversas atrações, como música, dança e um painel de discussão sobre o papel da mulher na sociedade, que trará várias personalidades como a Vice-Prefeita de Santos, Renata Bravo; Ludmilla Rossi, CEO do Juicy Hub; a Coordenadora de Desenvolvimento Social da prefeitura de Santos, Juliana Laffront; Fabiana Mota, líder da ONG Mulheres Solidárias; a jornalista Thaís Margarida, entre outras notáveis.
Com foco em empreendedorismo, o evento irá contar com estandes de vendas de produtos feitos por empresárias mulheres, como tatuagem, artesanato, café, brigadeiro etc. Para saber mais, acesse o Instagram do Notáveis Day.
Segundo Roberta, o Notáveis Day vai destacar as mulheres do dia a dia. “Queremos mostrar que você não precisa ter super poderes ou ser a mulher maravilha para ser considerada uma mulher notável”, brincou a Presidente.
Estudantes poderão solicitar um certificado de 10horas extracurriculares através de QR Code que estará disponibilizado no Camps.
História
O projeto começou no Paraná, quando Roberta ainda era adolescente. Como filhas de comerciantes, ela e a amiga Débora Saif, perceberam que todas as pessoas referência nas suas áreas de atuação eram homens. “Isso nos incomodou e pensamos que precisávamos fazer algo para mudar essa realidade”, lembrou.
O Notáveis Mulheres começou no Paraná, e que consistia em entrevistar mulheres da região e contar suas histórias nas redes sociais e no jornal local. O projeto deu tão certo que o próximo passo foi criar uma parte prática, a Oficina de Notáveis, onde as amigas reuniram meninas adolescentes de uma região socialmente vulnerável para explicar sobre temas importantes como saúde e direitos. Além disso, todos esses encontros foram ministrados por mulheres daquela localidade.
Roberta faz parte da família rotária hánoveanos e, em 2021, quando se mudou para Santos, decidiu colocar em prática junto aos Rotaract Clubs da Baixada Santista.”Estamos fazendo a mesma coisa aqui, entrevistando e contando histórias de mulheres da região e já fizemos um primeiro grupo da Oficina de Notáveis, em parceria com a ONG Mulheres Solidárias, local responsável por atender várias mulheres da comunidade da Areia Branca”, explicou.
Agora, os clubes de Rotaract e os alunos de Relações Públicas da ESAMC decidiram dar um passo adiante com a 1ª edição do Notáveis Day. “A gente sonha grande e não queria parar por aí, esse projeto tem um grande potencial de seguir influenciando positivamente muitas mulheres da Baixada Santista”, finalizou.