A força e a resistência da população negra no Brasil desde o período colonial são celebradas em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em Santos, as ações alusivas à data serão realizadas durante todo o mês, com atividades gratuitas a partir do dia 12 de novembro e atendimentos intensificados nas policlínicas (veja mais abaixo). Para a edição deste ano, a temática é a ‘Busca e a Implementação de Políticas Públicas Referentes à Comunidade Negra de Santos’.
A vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo, ressaltou a importância da data e da realização de um calendário com eventos de conscientização. “O nosso trabalho pela eliminação do preconceito é diário, por uma Santos cada vez mais justa e igualitária. Temos que educar, sensibilizar e envolver toda sociedade nesta luta contra o racismo e a programação do Mês da Consciência Negra tem papel fundamental nesse fortalecimento da promoção da igualdade”, destacou.
Para o coordenador de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Ivo Miguel Evangelista Santos, a programação tem o poder de conscientizar não só áreas específicas, mas os munícipes em geral. “As atividades oferecidas não só visam a divulgação efetiva das políticas públicas na área da saúde, educação e afroempreendedorismo, por exemplo, mas também levam informação para a comunidade como um todo. Celebramos oficialmente no mês de novembro, mas em Santos estendemos a conscientização durante o ano todo”.
A realização é da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire), em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (Secult) e com apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e Prefeitura Regional dos Morros.
Atividades na educação
A programação também abrange escolas da rede de municipal de ensino, com atividades culturais e de conscientização de forma didática e interativa. O calendário contempla o mês de novembro, tendo início no 1º dia, com a exposição de enciclopédias.
Entre as ações, estão amostras de obras literárias, estudos do meio sobre o protagonismo negro, roteiros étnicos, oficinas, visitas ao Museu do Café e formação de professores de Educação Infantil sobre a cultura africana e indígena na sala de aula.
Ações de saúde intensificadas
Até o final do mês, as policlínicas de Santos intensificarão, para pacientes que se autodeclaram negros e pardos, a realização do exame eletroforese de hemoglobina, que identifica a anemia falciforme, mutação genética que tem mais incidência nessa população, e o exame de glicose-6-fosfato desidrogenase, cuja deficiência é mais comum em afrodescendentes.
Também será realizado o exame de sangue completo com plaquetas; colesterol total e frações; ureia e creatinina (para avaliação da função renal). Para homens, mulheres trans e travestis acima de 45 anos, será feito o PSA, cujo resultado alterado pode ser indício de câncer de próstata.
E no dia 20 de novembro, na Praça Palmares, a partir das 11h, durante a homenagem oficial a Zumbi dos Palmares, será realizada a aferição de pressão arterial e aplicação de doses da vacina contra a covid-19 e gripe. É importante que o público leve a carteirinha de vacinação da covid-19.
PROGRAMAÇÃO
9/11 a 12/11 – a partir das 11h – Festival Santos Arte Preta
Local: Av Pinheiro Machado, 48 – Centro Cultural Patrícia Galvão
12/11 – a partir das 10h – Feira Afro de Gastronomia com expositores, shows, palestras às 10h, encontro com escritores e missa afro na Igreja do Valongo às 18h).
Local: Valongo (em frente ao Museu Pelé)
13/11 – 14h – Palestra ‘Escravidão Negra no Brasil’, com o escritor Flávio dos Santos Gomes. Uma realização do Educafro (Valongo)
Local: Auditório da Secretaria de Educação (Seduc) – Pr. dos Andradas, 25-34 – Centro Histórico
13/11 – 18h30 – Reunião Plenária do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial
Local: Auditório da Estação da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande)
17/11 – 18h30 – Debates Afro Empreendedorismo:
Afroturismo e Respeito ao Modo Tradicional – Daniel Rodrigues
Mulheres Negras Empreendem – Ana Carolina Cederboom
Direito da Moda – Victória Navarro
Mediador: Renato de Azevedo
Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº
18/11 – 10h – Debates Afro Empreendedorismo:
Tecnologia da Informação – Carlos Roberto
ESG Racial – Responsabilidade Social como incremento ao Afronegócio – Valéria Guimarães
Contabilidade para Micro e Pequenos Afroempreendedores – Ana Camila
Local: Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo
18/11 – evento fechado para o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial – Caminhada aos Quilombos Históricos de Santos. A atividade é guiada por Augusta França, guia de turismo e idealizadora do TurMochilando AfroCulturas. O roteiro passa pelo Quilombo do Pai Felipe, busto de Quintino de Lacerda, Quilombo do Jabaquara, Teatro Guarany, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Casa da Frontaria Azulejada e Quilombo Santos Garrafão.
18/11 e 19/11 – a partir das 13h – II Festival Afro e Empreendedorismo, com feira, desfile de moda, palestra sobre marketing digital, homenagem aos ancestrais e shows
Local: Valongo (Em frente ao Museu Pelé)
18/11 – 15h – Balé Afro e aulão livre do Balé Afro Iracema
Local: Valongo (em frente ao Museu Pelé)
19/11 – 12h às 16h – 1º Encontro das Marias. Para participar do evento religioso, o interessado deve vestir trajes pretos e vermelhos e levar um quilo de alimento não perecível.
Local: Sambódromo da Zona Noroeste – Av. Afonso Schmidt, Castelo.
19/11 – 13h às 22h – 50 anos do Hip Hop
Local: Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra
20/11 – a partir das 11h – Dia da Consciência Negra: Homenagem Oficial a Zumbi dos Palmares
Local: Praça Palmares
- Banda da Polícia Militar
- Flores no Busto de Zumbi!
- Capoeira Mestre Márcio e Mestre Sombra.
- Velha Guarda da União Imperial.
- Velha Guarda da X9.
- Xire dos Orixas.
- Balé Afro.
- Tienda Companhia Romai.
- Afoxe Obalafin
20/11 – 14h – 7ª Marcha Metropolitana da Consciência Negra da Baixada Santista
Local: Praça 22 de Abril, Centro, Itanhaém
21/11 – 12h15 – Apresentação do Balé da Cultura
Local: Praça Mauá
20/11 – a partir das 16h – Dia da Consciência Negra: Oro-mi Maio. Apresentações do Grupo de Capoeira – Mestre Márcio, Cantora Simone Ancelmo, Orixás Mãe Carolina
Local: Concha Acústica
21 e 24/11 – Semana de Consciência Negra da Unifesp. Tema: Os 20 anos da Lei 10639 e os desafios da educação antirracista. Veja a programação completa
23/11 – às 10h – Palestra: Anemia Falciforme – Dra. Berenice Kikuchi
Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº
25/11 – a partir das 13h – Feira Mística no Morro da Nova Cintra com a Comunidade Cigana
Local: Praça Guadalajara – Morro da Nova Cintra
26/11 – 15h – Projeto Infantil “Construindo Laços” com Carol Porto
Local: Fonte do Sapo
30/11 – 19h – Entrega do Troféu Zumbi dos Palmares
Local: 5º andar do Paço Municipal – Praça Mauá s/nº
05/12 – 10h – Palestra: Racismo Estrutural e Injúria Racial. Palestrante: Edson Silva Júnior
Local: Associação Comercial de Santos – Rua Quinze de Novembro, 137, Centro