O coletivo Olhar Marginal, composto por jovens residentes das periferias da Baixada Santista, se prepara para lançar seu primeiro curta-metragem de ficção, intitulado “Neurótico e Consciente”. A obra, resultado de uma colaboração entre diversos artistas locais, aborda as produções musicais do funk como patrimônios culturais da região e elemento geracional e ancestral.
Este curta-metragem foi um dos cinco projetos selecionados a partir de um encontro de formação que reuniu 40 coletivos de favelas de todo o Brasil. O filme fará parte da websérie “Ancestrais do Futuro”, uma iniciativa promovida pela Fundação Tide Setubal, com o lançamento marcado para o dia 8 de novembro na plataforma do YouTube, pelo Canal “Enfrente”.
Sobre o filme
A história de “Neurótico e Consciente” gira em torno de Pedro, um jovem de 18 anos que vive em uma das favelas de São Vicente e ganha a vida vendendo trufas à beira da praia. Sua vida sofre uma reviravolta quando ele encontra uma figura emblemática, que o leva a relembrar eventos do passado relacionados a seu pai e a importância do funk da Baixada Santista para a autoestima e a manutenção da liberdade nas periferias.
O roteiro do curta-metragem foi escrito por Luiz Marq’s e dirigido por ele em colaboração com Andrey Haag. A obra foi concebida com o objetivo de retratar a experiência de vida nas periferias da Baixada Santista e sua conexão com a memória do funk nesse território, que inicialmente chegou influenciado pelo “funk melody” carioca, mas que, na Baixada Santista, se consolidou como o famoso “funk consciente,” frequentemente referido como funk de relato.
Artistas como Felipe Boladão, Duda do Marapé, MC Careca e MC Primo se destacaram por trazer em suas letras a realidade das favelas em que viviam e pela denúncia da violência policial.
Lançamento
Mais de 30 pessoas, entre produtores e artistas periféricos da região, colaboraram na criação deste filme, que tem estreia marcada para o dia 11 de novembro, às 19:30, no Espaço Multicultural de São Vicente, localizado na Praça 22 de Janeiro.
O evento será gratuito e, além da exibição do curta-metragem e de uma conversa com a equipe sobre o processo de criação, haverá uma discotecagem com os clássicos do funk da Baixada Santista, apresentada pelo DJ Groovy.
O lançamento de “Neurótico e Consciente” representa um marco importante na valorização das manifestações culturais periféricas e na busca por mais visibilidade para os talentos das comunidades da Baixada Santista.
Olhar Marginal
O coletivo Olhar Marginal, fundado em 2021, tem se dedicado a promover oficinas, rodas de conversa, imersões artísticas, intervenções urbanas e conteúdos que destacam fotógrafos e produtores de audiovisual documentando a vida nas periferias da Baixada Santista.
As produções feitas pelo coletivo podem ser conferidas através do YouTube, ou pelo perfil do grupo no Instagram.