Gabriela Martinez
Uma festa da música com lindas apresentações de diversos ritmos. Assim foi o 23º encontro de corais da Melhor Idade de Praia Grande, realizado na quarta-feira (18), no Palácio das Artes. Onze grupos se apresentaram no palco do PDA e encantaram a plateia. A iniciativa busca integrar os coralistas da Cidade. Mais de 300 pessoas participaram do evento.
Se apresentaram os seguintes corais: Conviver Boqueirão, Agnus Dei, Amigos de Santo Antônio, Conviver Ocian, Conviver Solemar, Estrela da Mama, Igreja Presbiteriana, Conviver Caiçara, Conviver Tupi, Canto Livre e Conviver Guilhermina.
Uma das cantoras foi a aposentada, Élide Aguiar Cardoso, de 79 anos, do Coral Amigos Para Sempre, do Conviver Caiçara. Emocionada, há 15 anos ela participa do evento. “A música é minha vida. O coral é minha segunda casa. Me traz alegria, cura, e é entretenimento. Tudo o que uma pessoa busca para sua vida. Quando criança, sonhava em cantar para muita gente. Eu realizei meu sonho”, disse.
A também aposentada, Lúcia Dantas, de 68 anos, do Conviver Guilhermina, afirma que cantar no Encontro de Corais é indescritível. “Cantar alegra o coração da gente, eu me encontrei na música, depois que eu conheci o coral minha vida mudou totalmente”.
De acordo com secretário de Assistência Social de Praia Grande, José Carlos de Souza, o encontro de corais é um evento tradicional, que acolhe o idoso, integra pessoas e leva qualidade para a vida delas. “É uma forma de alegria para estas pessoas, especialmente no momento em que o mundo atravessa. Para nós, idosos, é maravilhoso”.
Criado em 1998 e desenvolvido por meio de parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social (Seas), o Encontro de Corais é realizado uma vez por ano na Cidade. Dos grupos que se apresentaram na edição de 2023, seis são de unidades do Programa Conviver.
Os corais das unidades do Programa Conviver são abertos para a participação de qualquer frequentador do serviço. Para aproveitar esta oportunidade basta comparecer a uma das unidades e realizar a inscrição. O Programa Conviver é voltado aos maiores de 50 anos e residem em Praia Grande. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5039.