Santos

6ª Parada do Orgulho LGBT aconteceu esse domingo, em Santos

09/10/2023
Vanessa Medeiros

Gabriela Martinez

Aconteceu no último domingo (8), no Centro de Santos, a 6ª Parada do Orgulho LGBT. Inúmeras pessoas se reuniram na Praça Mauá, lutando contra o preconceito e cobrando políticas públicas e visibilidade LGBTQIAPN+ na sociedade.

O dia contou com uma longa e diversa programação. Entre os artistas que se apresentaram, estavam presentes drags, músicos, performes e DJs. A apresentação da parada foi realizada pelas dragqueens da Baixada Santista, Ariella e Magenta.

O tema do evento esse ano foi “Um governo para todes – Políticas sociais e representatividade LGBT na sociedade”. A grande organizadora da parada e de inúmeros eventos da 12ª Semana Municipal da Diversidade foi a Associação Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT Santos).

O evento ajuda na reflexão de toda a sociedade para que a gente viva em uma Santos mais inclusiva, diversa e para todes”, explicou a presidente da APOLGBT de Santos e integrante do Conselho de Políticas LGBT (ConLGBT) de Santos, Daisy Eastwood, em nota divulgada pela organização.

Artistas da região foram homenageadas da Parada LGBT de Santos, sendo elas: Zelda Scott, Tila Rios e Barbra Ruan. Pioneiras da população LGBT na Baixada Santista.

Tila Riosalém de ser performista, também é empresária, administrando vários empreendimentos, como boates e salões de beleza e sempre acolhendo e criando oportunidades para a comunidade. Ela abre a porta para artistas deste litoral e também para quem veio de São Paulo se apresentar na região.
Zelda Scott é um ícone da LGBT da Baixada Santista. Ela participou de vários programas de TV, inclusive do Clube do Bolinha na década de 1990. Apresentou em diversos pontos do Brasil e na Europa. Ela voltou ao Brasil em 2007, e vieram três documentários, ‘Põe a cara no sol’, ‘Flor da Idade’ e ‘Doc de domingo’.