Gabriela Martinez
A Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, a praça do Sesc, no bairro Aparecida, está de cara nova com a iluminação de tecnologia LED e novos postes de fibra de vidro, substituindo, respectivamente, as antigas lâmpadas de vapor de sódio e unidades metálicas.
Com a modernização da iluminação da praça foi proporcionada uma economia de energia da ordem de 57% e a melhoria do fluxo luminoso em 60%, segundo o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos.
Em agosto foram iniciados os serviços com a troca dos postes metálicos pelos de fibra de vidro, material de alta durabilidade e resistência, isento de problemas ligados à corrosão e com elevada rigidez dielétrica, evitando possíveis acidentes ligados a descargas elétricas.
Depois, envolveram a instalação de 74 luminárias de LED de 80 watts e outras 73 de 50 watts, serviço que foi concluído semana passada.
Aguina explica que, por oferecer luz branca, essa tecnologia garante mais segurança, melhor visualização e definição de cores, e facilita a supervisão por parte das câmeras de monitoramento do espaço público.
Segundo o profissional, as luminárias de LED também precisam de menos manutenção, possuem uma vida útil de até 100 mil horas e contam com distribuição luminotécnica de maior qualidade, beneficiando o campo de visão.
O beneficio também caminha com o meio ambiente com lâmpadas de LED. “Elas são sustentáveis e conseguem reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera”, explicou.
A Prefeitura vem trazendo a modernização da iluminação pública em diversas localidades da cidade. No mês de agosto, os 133 pontos da Avenida Bandeirantes, na Alemoa, ganharam iluminação com lâmpadas de LED, de 150 watts, em substituição às de vapor de sódio de 250 watts.
A modernização da iluminação se abrangeu, em setembro, ao bairro Piratininga, onde foram substituídas 110 lâmpadas de 150 watts de vapor de sódio por unidades de 80 watts de LED, e outras 15 de 400 watts de vapor metálico por peças de 150 watts de LED.
Ainda no mês passado, foram beneficiadas oito vias do José Menino: Praça Washington, Avenida Barão de Penedo e as ruas Santa Catarina, Tupis, Décio Stuart, Rio Grande do Sul, Alfredo Ximenes e Guilherme Álvaro.
A melhoria da iluminação pública está a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF Luz), responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede desde 2015.